A seleção feminina de pólo aquático passou por cima do Peru, fez 26 nas donas da casa e se garantiu na final do Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos, em partida realizada na tarde de sábado (3). Além da disputa do título da competição continental, as brasileiras também levaram a vaga para o Pan-Americano de Lima 2019.
Depois de uma campanha perfeita na fase de grupos, a seleção feminina mostrou seu poder de ataque e sua consistência defensiva diante de um Peru que não conseguiu marcar um gol sequer em toda a partida semifinal.
De cara, a seleção feminina fez 8 a 0 no primeiro quarto, sendo que as adversárias finalizaram apenas uma vez ao gol. No segundo quarto, foram mais seis gols marcados, sem permitir nada na defesa: 14 a 0.
O terceiro período foi de afirmação. Nem com a força da torcida as peruanas ameaçavam o gol brasileiro. Por outro lado, as atacantes brasileiras seguiram marcando e foram para o último período com a vantagem de 21 a 0.
No último quarto, era uma questão de honra manter o zero das adversárias, feito conquistado, e que só coroou ainda mais o desempenho da seleção. Fim de jogo e 26 a 0 para o Brasil.
As adversárias na final ainda não definidas. A seleção da Venezuela pega a Argentina, e a vencedora pega o time tupiniquim na grande final do pólo aquático feminino do Sul-Americano de Desportos Aquáticos.