8 5
Siga o OTD

Jogos Olímpicos

COI anuncia sete candidatos para eleição à presidência

Sete candidatos disputarão a eleição para ser o novo presidente do Comitê Olímpico Internacional, substituindo Thomas Bach

COI bandeira COI recomenda que Rússia não participe das competições por causa da Guerra na Ucrânia - presidente
(Foto: Divulgação/COI)
slug == 'toquio-2020' || $tag->slug == 'time-ajinomoto' || $tag->slug == 'time-nissan' || $tag->slug == 'time-dux-nutrition' || $tag->slug == 'toquio-2020'){ if($tag->slug == 'toquio-2020'){ array_push($array, "bv"); }else if($tag->slug == 'time-ajinomoto'){ array_push($array, "timeajinomoto"); }else if($tag->slug == 'time-nissan'){ array_push($array, "timenissan"); }else if($tag->slug == 'time-dux-nutrition'){ array_push($array, "Dux"); } } } } if($array[0]){ $rand_keys = array_rand($array, 1); }else{ array_push($array, "empty"); $rand_keys = array_rand($array, 1); } $rand_keys = array_rand($array, 1); ?>

O Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou nesta segunda-feira (16) os candidatos que concorrerão à presidência da entidade, substituindo o atual mandatário Thomas Bach. São sete nomes, que já ocupam alguma cadeira no comitê: Feisal Al Hussein, Sebastian Coe, Kirsty Coventry, Johan Eliasch, David Lappartient, Juan Antonio Samaranch e Morinari Watanabe. As eleições ocorrerão em março de 2025, na 143ª da Sessão do COI, na Grécia.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

O atual presidente do COI é o alemão Thomas Bach, que tem 70 anos de idade. Ele foi eleito para um primeiro mandato de oito anos em 2013 e reeleito para um segundo mandato de quatro anos em 2021. Pela Carta Olímpica, ele não tem direito a um terceiro mandato. Bach esteve a frente a entidade em 11 edições de Jogos Olímpicos, entre Verão, Inverno e Juventude, e sua gestão ficou marcada pela inédita decisão do adiamento de Tóquio-2020 pela pandemia da Covid-19.

Os candidatos

Dos sete postulantes, quatro são presidentes de federações internacionais: o britânico Sebastian Coe, que lidera a World Athletics desde 2015; o francês David Lappartient, presidente da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2017; o britânico Johan Eliasch, líder da Federação Internacional de Esqui e Snowboard (FIS) desde 2021; e o japonês Morinari Watanabe, representante máximo da Federação Internacional de Ginástica (FIG) desde 2017.

Kirsty Coventry é a única mulher entre as concorrentes. A ex-nadadora é o maior nome da história do esporte de Zimbábue, tendo conquistado sete medalhas em Jogos Olímpicos, sendo dois ouros, quatro pratas e um bronze. Ela é a atual Ministra do Esporte de seu país e é membra do COI desde 2013, quando passou a fazer parte da Comissão de Atletas – chegou a ser presidenta de 2018 a 2021.

Completam a lista o espanhol Juan Antônio Samaranch Jr., filho do ex-presidente do COI e primeiro vice-presidente do União Internacional de Pentatlo Moderno desde 1996, e o Príncipe Feisal Al Hussein, presidente do Comitê Olímpico da Jordânia desde 2003 e membro do Conselho Executivo do Conselho Olímpico da Ásia (OCA) desde 2007.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Cada candidato possui especificidades quanto às suas participações no COI, tanto por conta de suas entradas como membro da entidade quanto por suas idades. Eles apresentarão seus programas para todos os membros do COI em um encontro que acontecerá em Lausanne, na Suíça, em janeiro de 2025. A eleição será na 143ª Sessão do COI, que ocorrerá entre 18 e 21 de março de 2025, na Grécia.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Jogos Olímpicos