Após quatro anos, o Esporte está de volta a Esplanada do Ministérios. A pasta voltará a ter status ministerial a partir do dia 1º de janeiro de 2023 com o início do terceiro mandato do presidente Luis Inácio Lula da Silva. E quem assume como ministra é Ana Moser, medalhista olímpica com a seleção feminina de voleibol em Atlanta-1996.
O Ministério do Esporte foi criado originalmente em 1995 pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A pasta seguiu com status de ministério até 2019, quando virou uma secretaria do Ministério da Cidadania no governo Bolsonaro. Agora, o esporte volta a ter seu próprio ministério e, pela primeira vez, terá uma mulher no comando. “É uma pasta muito especial para mim e que é uma satisfação trazer de volta. É com muita alegria que a companheira Ana Moser assume o Ministério do Esporte”, disse Lula na hora do anúncio nesta quinta-feira (29).
Presidente Lula m convidou p ser Ministra do Esporte, o q muito me honra. Recebo esta missão em nome da causa d garantir o direito d todos ao esporte. Este foi pedido: fazer uma revolução do esporte na educação, saúde, municípios e na vida d todas e todos os brasileiros.
— Ana Moser (@anabmoser) December 29, 2022
Quem é Ana Moser?
Ana Beatriz Moser nasceu em Blumenau-SC em 14 de agosto de 1968. Ela começou a jogar vôlei com sete anos de idade e aos 16 foi convocada pela primeira vez para a seleção infanto-juvenil. Ana Moser chegou na seleção adulta em 1987, onde participou de três jogos olímpicos. Uma das principais atacantes da seleção feminina de vôlei da sua geração, Ana foi tricampeã do Grand Prix (1994, 1996 e 1998), vice-campeã mundial (1994) e medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlana-1996.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Após a aposentadoria, Ana Moser fundou o Instituto Esporte e Educação. A ONG é dedicada a incentivar a prática do esporte na formação cidadã.