Depois de tomar conta do pódio no primeiro dia do Campeonato Pan-Americano de Judô, que está sendo disputado em Lima, no Peru, o Brasil ‘sumiu’ das primeiras colocações no segundo dia de competições. O torneio faz parte da corrida para os Jogos Pan-Americanos que também serão na capital peruana.
Nesta sexta-feira (26), só Maria Portela, dos cinco brasileiros que lutaram, chegou à final. Perdeu para a portoriquenha Maria Perez. A vice campeão mundial de 2017 conseguiu um ippon nos instantes finais da decisão.
Eduardo Yudy ganhou as duas primeiras lutas e chegou na semifinal, onde parou no então campeão Pan-Americano de Judô, o canadense Antonie Valois-Foprtier, que um pouco mais tarde se sagraria bicampeão. Na disputa pelo bronze, derrotou o venezuelano Noel Pena.
E foi só. Alexia Castilhos chegou a lutar pelo bronze, depois de perder nas quartas para Hannah Martin, dos Estados Unidos, e se recuperar na repescagem com uma vitória sobre a mexicana Prisca Alcaraz. Perdeu a medalha para Estefania Garcia, campeã do torneio em 2017.
Nos 73 quilos os piores resultados até aqui. David Lima chegou até a repescagem. Nas quartas ele perdeu para o canadense Arthur Margelidon, vice-campeão do Masters do ano passado, e não se recuperou contra o peruano Alosno Wong. Lincon Neves perdeu na segunda rodada, para o então campeão do torneio, o candadense Antonie Bouchard. Hoje Bouchard ficou com o bronze.
No primeiro dia do Campeonato Pan Americano de judô, os seis judocas brasileiros que lutaram foram ao pódio. O saldo foi de dois ouros, três pratas e um bronze.
No sábado (27) vem Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Beatriz Souza (+78kg), Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Silva “Baby” (+100kg) e David Moura (+100kg).
Fechando a programação, no domingo (29), os países voltam ao tatame para as disputas por equipes mistas.
Caminho dos Jogos Pan Americanos
O campeonato distribui pontos para o ranking pan-americano, critério de classificação para os Jogos Pan Americanos, que também serão disputados em Lima. Os campeões somam 500 pontos. Além dele, haverá também a Copa Pan-Americana, na Cidade do Panamá nos dias 22 e 23 de maio, que dará até 200 pontos no mesmo ranking.
Os nove melhores de cada categoria de peso na listagem continental após a Copa Pan-Americana classificam-se para os Jogos de Lima 2019.
Vale dizer que o Campeonato Pan-Americano também pode entrar como o sexto ponto no ranking mundial, base dos critérios para o Mundial de Tóquio deste ano e também para os Jogos Olímpicos do ano que vem.