A lista dos atletas convocados para a seleção brasileira que vai ao Campeonato Pan-Americano de judô saiu na tarde desta quinta-feira (11). O torneio vai de 26 a 28 de abril, em Lima, e vale pontos para quem quer participar dos Jogos Pan-Americanos, que também serão em Lima, capital peruana. Maria Suelen Altheman e David Moura, por exemplo, já avisaram que não vão. Mayra Aguiar pretende ir.
A equipe será formada por Nathália Brígida (48kg), Larissa Pimenta (52kg), Sarah Menezes (52kg), Rafaela Silva (57kg), Aléxia Castilhos (63kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Beatriz Souza (+78kg) no feminino.
No masculino vão Eric Takabatake (60kg), Daniel Cargnin (66kg), David Lima (73kg), Lincoln Neves (73kg), Eduardo Yudy Santos (81kg), Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg), David Moura (+100kg) e Rafael Silva (+100kg).
Para definir quem vai aos Jogos Pan-Americanos, o Campeonato Pan-Americano compõe um ranking específico do continente junto com a Copa Pan-Americana. É esse ranking continental que define quem vai aos Jogos. A Copa Pan-Americana desse ano será entre 22 e 23 de maio na Cidade do Panamá.
Apesar de estarem fora do Pan, Maria Suelen e David Moura vão para o Campeonato Pan-Americano, pois os pontos nele conquistados também podem entrar no ranking mundial da FIJ, o chamado sexto ponto. Sendo assim, influencia na corrida para o Mundial de Tóquio e também para as Olimpíadas já que, em última análise, o ranking mundial é o critério básico para definir os elegíveis nos dois casos.
Calendário é o que incomoda
O calendário dos Jogos Pan-Americanos encavala esse ano justamente com a preparação para a principal competição do ano para a seleção, o mundial de Tóquio. O tempo apertado incomoda não apenas porque o mundial é a competição que mais dá ponto para o ranking mundial no ano, mas também porque a seleção quer usar a aclimatação para o torneio como laboratório da preparação para os Jogos de 2020.
O torneio de judô dos Jogos Pan-Americanos vai de 6 a 11 de agosto e o período de aclimatação para o mundial começa exatamente um dia após o término, dia 12. As lutas do mundial vão de 25 a 31 de agosto. Ou seja, dá quase um mês fora.
Grand Slam de Baku
Além dos convocados para o Campeonato Pan-Americano, a CBJ divulgou também a seleção que vai para o Grand Slam de Baku, último torneio antes da definição do time que vai ao Mundial em Tóquio. Vai de 10 a 12 de maio.
Ao Grand Slam, no Azerbaijão, vão Nathália Brígida (48kg), Gabriela Chibana (48kg), Larissa Pimenta (52kg), Eleudis Valentim (52kg), Rafaela Silva (57kg), Ketleyn Quadros (63kg), Ellen Santana (70kg), Mayra Aguiar (78kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg) no feminino.
A além de Phelipe Pelim (60kg), Felipe Kitadai (60kg), Daniel Cargnin (66kg), Charles Chibana (66kg), David Lima (73kg), Marcelo Contini (73kg), Eduardo Yudy Santos (81kg), Rafael Macedo (90kg) e Rafael Buzacarini (100kg).
Nathália Brigida, que corre para conseguir uma vaga no mundial, falou da importância da convocação “O (Campeonato) Pan-Americano vale o sexto ponto e é muito importante, além de ser uma experiência boa. Eu só disputei um”, disse. Ela pode pegar a atual campeã olímpica da categoria, a argentina Paula Pareto, além de outras atletas duras como a experiente Edna Carillo, do México, e as eternas rivais cubanas.
“Vou em busca do meu bicampeonato pan-americano. Ano passado, eu estava voltando de lesão e, por isso, não consegui dar o meu máximo. Agora vou me cuidar para chegar inteiro, buscar o meu judô e fazer meu segundo ouro no Pan”, projeta o meio-médio Eduardo Yudy, que apontou os canadenses como grandes adversários.
Na preparação para esses eventos, todos os convocados concentraram-se durante os últimos doze dias em treinamento de campo internacional, em Pindamonhangaba, lutando diariamente com judocas de outros oito países, entre eles Chile, Equador e Argentina, possíveis adversários dos brasileiros em Lima.