Siga o OTD

Skeleton

Skeleton nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022

Skeleton nos Jogos Olímpicos de Pequim-2022
COI

Calendário

O Skeleton em Jogos Olímpicos de Inverno

O italiano Nino Bibbia faturou a medalha de ouro no skeleton dos Jogos Olímpicos de Inverno de St. Moritz-1948
O italiano Nino Bibbia faturou a medalha de ouro no skeleton dos Jogos de St. Moritz-1948 (Crédito: COI)

O Skeleton é um dos esportes de inverno mais perigosos e chamativos do programa olímpico. Esteve presente nas edições de 1928 e 1948, ambas com os homens em St. Moritz, na Suíça, e retornou de vez nos Jogos Olímpicos de 2002, em Salt Lake City, já com a presença feminina.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Surgiu na região de St. Moritz no século 19 com as pistas construídas por hotéis na região. É uma competição individual de trenós em velocidade. Cada atleta faz três descidas e os 20 melhores avançam para a quarta e última prova. No fim, vence quem tiver o menor tempo combinado.

As disputas

Nicole Silveira compete no Mundial de Skeleton

Existe apenas a prova individual nos Jogos Olímpicos de Pequim 2022 no masculino e feminino. São 25 vagas para cada gênero e a lógica é a mesma: após um empurrão de 40 metros na largada, o competidor salta de bruços no trenó, guiando o equipamento com os ombros e pés nas curvas até a linha de chegada.

Local de competição

As provas do Skeleton acontecerão na pista do Centro Nacional de Trenó, localizado no distrito de Yanqing, em Pequim. O local foi construído exclusivamente para abrigar competições dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022. A primeira prova dos Jogos Olímpicos de Pequim 2022 vai ser a disputa masculina no dia 9, às 22h30. As primeiras medalhas serão definidas no dia 11, às 11h55, com os homens.  

Fique de Olho!

O letão Martins Dukurs vai tentar sua primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim-2022
O letão Martins Dukurs vai tentar sua primeira medalha de ouro olímpica em Pequim-2022 (Getty Images)

Não há um país dominante no Skeleton. Estados Unidos, Reino Unido, Comitê Olímpico Russo, Alemanha e Letônia costumam ter bons resultados. Nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022, o letão Martins Dukurs, dominante entre os homens, tentará sua primeira medalha de ouro olímpica. Ele deve duelar com o alemão Christopher Grotheer. Entre as mulheres, a alemã Tina Hermann é favorita, mas a holandesa Kimberley Bos e a austríaca Janine Flock também surgem como potenciais candidatas.

O Brasil no Skeleton

Nicole Silveira será a representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022
(Time Brasil)

A edição dos Jogos Olímpicos de Pequim 2022 vai ser a estreia do Brasil no Skeleton. Nicole Silveira, que estreou no esporte há menos de quatro anos, fez uma temporada fantástica e confirmou a classificação inédita na modalidade.

Em apenas três temporadas, Nicole conseguiu melhorar seu tempo em mais de dez segundos e, atualmente, se posiciona na elite do esporte. Conquistou o título geral da Copa América, com cinco medalhas de ouro em cinco provas. Além disso, teve um Top 10 na etapa de Altenberg da Copa do Mundo e foi oitava colocada no evento-teste da pista em Pequim.

Antes dela, o Brasil ficou bem próximo da classificação olímpica nos Jogos Olímpicos de Turim 2006. Emílio Strapasson ficou a poucos pontos da vaga, mas ele foi o pioneiro do esporte, sendo o primeiro atleta do país a disputar o Mundial da modalidade, em 2011.