Saltos de esqui
Saltos de Esqui nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022
Calendário
Os Saltos de Esqui em Jogos Olímpicos de Inverno
Um dos esportes mais chamativos dos Jogos Olímpicos de Inverno, os Saltos de Esqui estão presentes desde a primeira edição, em 1924, em Chamonix, na França. Contudo, as mulheres só puderam estrear na edição de 2014, em Sochi – isso mesmo, noventa anos depois. O esporte surgiu no século 19, também como variação do esqui moderno.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Diferentemente do que muitos pensam, o vencedor não é quem salta a maior distância, mas quem tiver a maior pontuação após dois saltos. Os pontos são definidos por três fatores: a distância alcançada na plataforma a partir da marcação do “Ponto K”; a execução do salto na avaliação de juízes; e o vento (que pode acrescer ou tirar pontos se estiver contra ou a favor do atleta, respectivamente).
As disputas
Para os homens, são duas provas individuais: Normal Hill, com montanha de 115 metros, e Large Hill, com 136 metros. Nelas há uma classificatória que define os 30 que avançam à final e, na decisão, cada atleta faz dois saltos: quem tiver a maior nota na somatória é o campeão.
Já as mulheres competem individualmente apenas no Normal Hill. Além disso, há uma competição por equipes masculina e, nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, o COI incluiu uma competição mista por equipes.
Local de competição
As provas de Saltos de Esqui acontecerão no Centro de Esqui Nórdico Kuyangshu. O local também foi construído para abrigar competições dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022. A primeira prova em Pequim 2022 vai ser a classificatória masculina Normal Hill na madrugada do dia 5, às 3h20. Na sequência, às 8h30, acontece a primeira disputa de medalha com a disputa feminina.
Fique de Olho!
A Noruega é o principal país dos Saltos de Esqui e lidera o quadro histórico de medalha dos Jogos Olímpicos de Inverno. Alemanha, Finlândia e Áustria também se destacam. Entretanto, o japonês Ryoyu Kobayashi se credencia para ser uma das estrelas dos Jogos Olímpicos de Pequim 2022, ao lado do alemão Karl Geiger, do austríaco Stefan Kraft e do norueguês Marius Lindvik. Nas mulheres, a austríaca Marita Kramer é a favorita, seguida pela alemã Katharina Althaus e as eslovenas Nika Kriznar e Ema Klinec.
O Brasil nos Saltos de Esqui
O Time Brasil não possui representantes nos Saltos de Esqui.