Bobsled
Bobsled nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022
Calendário
O Bobsled em Jogos Olímpicos de Inverno
Conhecida como a Fórmula 1 do gelo, o Bobsled está presente desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, em 1924, em Chamonix, na França – com exceção da edição de 1960, em Squaw Valley, nos Estados Unidos. As mulheres puderam competir a partir de 2002, nos Jogos de Salt Lake City, em 2002.
O esporte surgiu na região de St. Moritz, na Suíça, no século 19, em pistas construídas nos hotéis da região. É uma competição de trenós em velocidade. Cada equipe faz três descidas e os 20 melhores avançam para a quarta e última prova. No fim, vence quem tiver o menor tempo combinado.
As disputas
São quatro provas nos Jogos Olímpicos de Pequim 2022: duas masculinas e duas femininas. Os homens competem no quarteto (4-men) e nas duplas (2-men). As mulheres também competem nas duplas (2-women) e, a partir desta edição, no Monobob (versão individual do esporte).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Contudo, a lógica é a mesma: após um empurrão de 40 metros na largada, os atletas entram nos trenós e o piloto conduz o conjunto nas curvas até a linha de chegada.
Local de competição
As provas do Bobsled acontecerão na pista do Centro Nacional de Trenó, localizado no distrito de Yanqing, em Pequim. O local foi construído exclusivamente para abrigar competições dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022. A primeira prova dos Jogos Olímpicos de Pequim 2022 vai ser a disputa o Monobob no dia 12, às 22h30. As primeiras medalhas serão definidas no dia 13, no mesmo horário.
Fique de Olho!
A Alemanha é a principal potência do Bobsled tanto entre os homens quanto entre as mulheres. Estados Unidos, Canadá e Suíça também se destacam. Nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022, a grande estrela deve ser o alemão Francesco Friedrich, cotado para ganhar o ouro tanto nas duplas quanto no quarteto. Na disputa feminina, as estadunidenses Elana Meyers Taylor e Kaillie Humphries e a alemã Laura Nolte são as favoritas.
O Brasil no Bobsled
A edição dos Jogos Olímpicos de Pequim 2022 vai representar a quinta participação do Brasil no Bobsled. Liderados pelo piloto Edson Bindilatti, presente nas quatro edições anteriores, a equipe brasileira não teve dificuldades de garantir a classificação com o bom desempenho nas etapas da Copa América nesta temporada.
Pela segunda olimpíada consecutiva, o Brasil vai disputar tanto o quarteto quanto as duplas masculinas. Além de Edson Bindilatti, a equipe convocou atletas experientes para a disputa. Edson Martins, por exemplo, disputará sua terceira edição dos Jogos Olímpicos. Rafael Souza e Erick Vianna estavam presentes em PyeongChang. Jefferson Sabino, que competiu no salto triplo dos Jogos Olímpicos de Verão em Pequim 2008, vai ser o reserva.
A estreia do bobsled do Brasil em Jogos Olímpicos ocorreu em 2002, na disputa em Salt Lake City, nos Estados Unidos. A equipe retornou em 2006, nos Jogos de Turim, e ficou ausente em Vancouver 2010. Em 2014, pela primeira vez, conseguiu classificar a dupla feminina, formada por Fabiana dos Santos e Sally Mayara.
Além do Bobsled, o Brasil também esteve próximo de classificar Marina Tuono no Monobob em Pequim 2022. Entretanto, uma confusão criada pela IBSF nos critérios de pontuação para os Jogos Olímpicos fez a brasileira ficar na lista de realocações no fechamento do ranking.