Biatlo
Biatlo nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022
Esqui Alpino nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022
Calendário
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O Biatlo em Jogos Olímpicos de Inverno
Esporte que combina a resistência do Esqui Cross-Country com a precisão do tiro esportivo, o Biatlo está presente em Jogos Olímpicos de Inverno desde 1960, na edição de Squaw Valley, nos Estados Unidos. Na primeira edição, em 1924, teve uma versão similar chamada Patrulha Militar, que explica a origem do esporte. Porém, as mulheres só puderam estrear na edição de 1992, em Albertville, na França.
Trata-se de provas de velocidade: quem cruzar a linha de chegada com o melhor tempo, vence. Contudo, há penalizações para cada tiro errado: uma volta adicional de 150 metros ou adição de um minuto no tempo final apenas na prova individual. Isso faz com que o Biatlo tenha reviravoltas emocionantes ao longo da disputa.
As disputas
São quatro provas únicas: o Sprint, a Perseguição (para os 60 melhores do Sprint), Largada Coletiva e o Individual. Os atletas largam e esquiam até os estandes de tiros (são dois no Sprint e quatro nos demais). Em cada parada ele dispara cinco tiros e, no caso de erro, cumpre as penalizações.
Além disso, há dois tipos de revezamento: por equipes em cada gênero, com quatro atletas, e o misto, com dois homes e duas mulheres. A lógica é a mesma: os atletas esquiam durante o trajeto até o estande de tiros e cumprem as penalizações em cada erro cometido. No fim, vence quem completar o percurso no menor tempo total.
Local de competição
As provas de Biatlo acontecerão no Centro Nacional de Biatlo no resort de esqui Hualindong, em Zhangjiakou. O local foi reformado e adaptado para abrigar competições dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022. A primeira prova em Pequim vai ser o Revezamento Misto no dia 5 de fevereiro, às 6h.
Fique de Olho!
Alemanha, Noruega e Comitê Olímpico Russo são os países que costumam dominar o quadro de medalhas do Biatlo nos Jogos Olímpicos de Inverno. Em Pequim 2022, o francês Quentin Maillet e os irmãos noruegueses Tarjei e Johannes Boe são cotados como favoritos entre os homens. Na disputa feminina, a norueguesa Marte Roiseland e a sueca Elvira Öberg devem polarizar o esporte.
O Brasil no Biatlo
O Time Brasil não terá representantes no Biatlo dos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022. Matheus Vasconcellos tentou a classificação na última temporada, mas não atingiu os critérios necessários para a vaga.
Na edição de Sochi 2014, o Brasil participou do Biatlo com Jaqueline Mourão. Ela participou de duas provas: foi a 76ª no Individual e a 77ª no Sprint feminino.