Os Estados Unidos entraram como principais favoritos na disputa do parahóquei no gelo e não decepcionaram seus torcedores. A equipe soube impor seu domínio nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022 e conquistou a medalha de ouro na final realizada na madrugada desse domingo, 13 de março, no horário brasileiro.
Na final, uma tranquila vitória de 5 a 0 sobre o Canadá, o principal rival estadunidense no esporte. É o quarto título paralímpico consecutivo para o país e o quinto desde a entrada da modalidade no programa paralímpico. Além disso, venceu cinco das últimas sete edições do Campeonato Mundial.
+ Guia dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022
+ Agenda dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022
+ Todas as notícias sobre Pequim 2022
+ Quadro de Medalhas de Pequim 2022
Brody Roybal foi o grande destaque da final do parahóquei no gelo. Ele fez dois gols e ainda deu uma assistência para o gol de Declan Farmer. Josh Pauls fechou o placar. Esse foi o segundo triunfo de 5 a 0 dos Estados Unidos sobre o Canadá em Pequim 2022 – a primeira foi na fase de grupos.
Aliás, a equipe estadunidense dominou do início ao fim. Venceram as quatro partidas, fizeram 30 gols (uma média de quase oito por jogo) e tomaram apenas um na vitória de 9 a 1 sobre a Coreia do Sul. Contra os canadenses, considerados os rivais mais fortes, dois triunfos de 5 a 0 para não deixar dúvidas sobre quem merecia o ouro.
China ganha bronze inédito no parahóquei no gelo
Se na final não houve surpresas, na disputa do bronze a China voltou a surpreender e mostrar sua força nessa edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno. O país conquistou a inédita medalha de ouro ao derrotar a Coreia do Sul na manhã do sábado, 12 de março, por 4 a 0 na disputa do terceiro lugar.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Essa foi a primeira vez que o país disputou um torneio de elite no parahóquei no gelo – e logo de cara já consegue um pódio. Coreia do Sul terminou na quarta posição, enquanto que Itália, quinta, Tchéquia, sexta, e Eslováquia, sétima, completam a classificação final.
Apenas sete países disputaram a modalidade em Pequim 2022 porque o Comitê Paralímpico Russo foi suspenso na véspera da competição devido à guerra travada contra a Ucrânia. O país, aliás, era um dos favoritos ao pódio.