Em meio à guerra e à incerteza de participação nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022, os atletas ucranianos seguem demonstrando sua força. O país conquistou metade das medalhas distribuídas na prova de média distância (10km) do parabiatlo. A disputa foi realizada na madrugada dessa terça-feira, 8 de março.
Das 18 medalhas em jogo, a Ucrânia conquistou nove. O destaque ficou para as provas de Standing (amputados nos membros superiores) feminino e Visually Impaired (deficientes visuais) masculino. Em ambas o país varreu o pódio, conquistando ouro, prata e bronze.
+ Guia dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022
+ Agenda dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022
+ Todas as notícias sobre Pequim 2022
+ Quadro de Medalhas de Pequim 2022
Entre os homens, Vitaliy Lukyanenko conseguiu o segundo ouro no parabiatlo para deficientes visuais em Pequim com 34min12seg7 e nenhum tiro errado. Seus compatriotas Anatolii Kovalevskyi, com um tiro ruim, e Dmytro Suiarko, com dois tiros desperdiçados, ficaram com a prata e bronze, respectivamente.
O ouro feminino veio com Iryna Bui no Standing com 36min43seg1 e nenhum tiro errado – foi seu primeiro título paralímpico. As ucranianas Oleksandra Kononova e Liudmyla Liashenko conquistaram a prata e o bronze com dois tiros desperdiçados para cada.
China ganha um ouro no segundo dia do parabiatlo
Dominante no quadro de medalhas, a China ganhou apenas um ouro nessa madrugada. Liu Mengtao foi o campeão no Sitting masculino com 30min37seg7 e três tiros errados. O alemão Martin Fleig foi o segundo colocado e o ucraniano Taras Rad completou o pódio.
Ainda entre os homens no parabiatlo, o canadense Mark Arendz ganhou o ouro no Standing com 31min45seg2 e nenhum tiro desperdiçado. Grygorii Vovchynskyi conquistou mais uma prata para a Ucrânia e Alexandr Gerlits, do Cazaquistão, levou o bronze – primeira medalha do país nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Entre as mulheres, Leonie Maria Walter, da Alemanha, foi a campeã na disputa Visually Impaired com 40min56seg2 e nenhum tiro ruim. Oksana Shyshkova, da Ucrânia, ficou com a prata dessa vez e Wang Yue, da China, foi bronze.
Já na disputa do Sitting, dobradinha dos Estados Unidos. Kendall Gretsch foi a campeã com 33min12seg3 e um tiro desperdiçado. Oksana Masters ficou na segunda posição, enquanto que a alemã Anja Wicker completou o pódio.
Modalidade encerra disputa no dia 11
Resta apenas uma prova para o encerramento do Parabiatlo nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022. As três categorias realizam a disputa individual na madrugada de 10 para 11 de março, a partir das 23h do dia 10.
Nessa disputa, a categoria sitting percorre uma distância de 12,5km, enquanto que as outras categorias competem em 12km. Antes, porém, a maioria dos atletas participa da prova de Sprint do paraesqui cross-country, na madrugada de 8 para 9 de março.