O objetivo era ver até onde conseguiria chegar – e Manex Silva conseguiu chegar até o fim. Na prova de longa distância do esqui cross-country, reduzida para 30km em técnica livre e largada coletiva, o brasileiro terminou na 58ª colocação nos Jogos Olímpicos de Pequim 2022. A disputa foi realizada na madrugada desse sábado, 19 de fevereiro.
No total, o jovem brasileiro de 19 anos completou o percurso (que tinha 28,4 quilômetros) em 1h33min11seg8 e 423.68 pontos FIS. Ele ficou à frente de Johannes Klaebo, que abandonou a prova, e do grego Apostolos Angelis. O vencedor foi Alexander Bolshunov, do Comitê Olímpico Russo, com 1h11min32seg7.
+Guia dos Jogos Olímpicos de Pequim-2022
+Agenda dos Jogos Olímpicos de Pequim-2022
+Todas as notícias sobre Pequim-2022
+Resumo do dia nos Jogos Olímpicos de Pequim-2022
“Eu acho que foi bem positivo o resultado. Eu consegui manter mais ou menos o ritmo e não morrer na distância que é bem longa. De negativo teve o vento e o frio, além de muscularmente não estar sentido muito bem, com cãibras nas pernas. Mas fiquei feliz com o resultado no final”, explicou Manex Silva.
A prova já foi desafiadora antes mesmo da largada. Fortes ventos na região fizeram o Comitê Organizador adiar a largada em uma hora. Além disso, optaram por reduzir de 50 para 30 quilômetros. A decisão buscou resguardar a segurança dos atletas e diminuir o tempo de exposição deles a situações extremas.
Brasileiro completa a segunda prova de longa distância
Especialista em Sprint e provas de curta distância, o representante do Brasil completou apenas a segunda disputa de longa distância em sua carreira. Como ainda é considerado atleta júnior, ele não participa de muitas provas acima de 10 ou 15 quilômetros no circuito internacional.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A única vez que Manex Silva participou de uma prova desse tipo foi na Copa do Mundo de Esqui Cross-Country realizada em Engadin, na Suíça, em março de 2021. Na ocasião, ele completou os 50km de técnica livre em perseguição na 80ª posição (penúltimo). Ele obteve o tempo de 2h47min43seg0 e 664.33 pontos FIS.
“Eu estou muito feliz por isso [disputar quatro provas]. É bem importante ver que o Brasil está crescendo, competindo em cada vez mais provas. Espero que eu não seja o único e que isso se repita mais vezes”, comentou.
Manex Silva estabeleceu recorde brasileiro em Pequim 2022
Essa foi a última prova do brasileiro nos Jogos Olímpicos de Pequim 2022. Ele já fez história na classificação: foi o primeiro atleta do país a obter o índice olímpico A no esqui cross-country. Isso lhe deu o direito de participar das quatro provas individuais do esporte, incluindo os 15km, o Skiatlo 15+15km e o Sprint.
Foi nessa última disputa, aliás, que Manex Silva fez história. Com 171.68 pontos FIS ao terminar na 71ª colocação, estabeleceu o melhor desempenho do Brasil em qualquer prova do esqui cross-country nos Jogos Olímpicos. Além disso, foi o primeiro homem a baixar a marca de 200 pontos FIS numa prova olímpica.
Dessa forma, ele terá apenas mais um compromisso. Manex vai ser o porta-bandeira brasileiro na Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos de Pequim 2022. O evento vai acontecer na manhã deste domingo, 20 de fevereiro, às 9h no horário brasileiro. Depois, já embarca para Noruega onde vai competir no Mundial Júnior entre 22 e 27 de fevereiro.
O Olimpíada Todo Dia viajou na segurança da Coris, nosso SEGURO VIAGEM OFICIAL
[show-logos orderby=’none’ category=’pequim-2022′ activeurl=’same’ style=’none’ interface=’grid6′ tooltip=’false’ description=’true’ limit=’0′ padding=’0′ filter=’false’ class=’grid-guia’ ]