Em meio a nevasca, o slalom gigante conheceu os seus campeões neste domingo (13), nas Olimpíadas de Inverno de Pequim 2022. O jovem suíço Marco Odermatt se tornou campeão olímpico, confirmando o favoritismo e finalizando a prova com um tempo combinado de 2min9s35. O esloveno Zan Kranjec ficou com a prata e o bronze terminou com o francês Mathieu Faivre.
A prova
“É incrível. Foi um dia difícil, com as condições, com tanta espera entre a primeira e a segunda descida. Foram mais de cinco horas para mim, um tempo muito longo para repensar tudo e foi difícil ficar focado. Tentei dormir por alguns minutos”, declarou Odermatt.
O jovem conquista sua primeira medalha olímpica. “Arrisquei tudo na segunda descida, porque não queria só a medalha, queria o ouro. É difícil, porque você pode perder tudo, mas deu certo”, analisou.
+Resultado histórico já faz Nicole Silveira olhar para o futuro
O esloveno Zan Kranjec, que ficou a 19 centésimos de Odermatt e conquistou a prata. Quarto colocado em PyeongChang 2018, ele tinha sete pódios em Copas do Mundo, com duas vitórias em 2018 e 2020. “Depois da primeira descida, achei que tinha acabado, que não tinha mais chance. Mas minha segunda descida foi muito boa, inacreditável”, comemorou.
Completando o pódio, o francês Mathieu Faivre terminou a 1s34 do suíço. Atual campeão mundial da prova, atualmente ocupa o sétimo lugar no ranking da temporada. “Foi um dia duro, um dia nervoso, um dia longo até a segunda descida. Não me senti bem na segunda, foi difícil por causa das condições. Mas terminei o dia com uma medalha Olímpica e estou feliz com isso”, disse Faivre.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O norueguês Lucas Braathen, cuja mãe é brasileira, não completou a segunda descida após ter ficado entre os 15 primeiros na primeira. Ele retorna no dia 16 para o slalom, prova em que é o líder na Copa do Mundo na temporada.
Brasileiro Valentino Caputi chega a Pequim para possível substituição
O esquiador alpino Michel Macedo segue sem produzir dois testes negativos para Covid-19 em 24h, por isso, o Comitê Olímpico Brasileiro e a Confederação Brasileira de Desportes na Neve (CBDN) decidiram convocar o esquiador Valentino Caputi para Pequim para uma possível substituição de Michel na prova do slalom masculino, que ocorre na próxima quarta (16).
O jovem de apenas 17 anos é filho de pai brasileiro e mãe italiana e nasceu no país europeu. Sua mãe foi atleta de esqui alpino e sempre incentivou o filho a ser um praticante do esporte. No Mundial de esqui alpino de 2021, ele terminou em 68º no slalom gigante.