8 5
Siga o OTD

Pequim 2022

Manex Silva bate recorde olímpico brasileiro no esqui cross-country

Manex obtém melhor resultado do Brasil na prova e se torna 1º homem do país a fazer menos de 200 pontos FIS

Manex Silva faz história em Pequim 2022
Inovafoto/ANOC

Manex Silva quebrou mais uma marca brasileira no esqui cross-country masculino. Nesta terça-feira (8), ele conseguiu o melhor desempenho do país nesta modalidade em Jogos Olímpicos de Inverno, em Pequim-2022.

Nascido no Acre e criado na Espanha, Manex Silva terminou em 71º lugar entre 88 participantes na prova de sprint (cerca de 1,5km) masculina, com tempo de 3min8s64. Ele somou 161.58 pontos FIS (da Federação Internacional de Esqui) e se tornou o primeiro homem brasileiro a fazer menos de 200 pontos FIS em Jogos de Inverno. Vale lembrar que, no cross-country, quanto melhor o desempenho, menos pontos são somados.

+Assista ao vivo
+Quadro de medalhas
+Guia dos Jogos
+Agenda de competições
+Todas as notícias

+Resumo do dia

Até então, a melhor pontuação FIS olímpica do Brasil era de Jaqueline Mourão, com 172.88 nos 10km feminino, conquistados em Vancouver-2010. Já em termos de colocação na prova, o 57º lugar de Alexandre Penna em Nagano-1998 é o melhor da história.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Manex Silva já havia estreado em Pequim-2022 no esquiatlo 30km. No entanto, ele não completou a prova, porque levou uma volta dos líderes, o que elimina o esquiador da competição.

Por fim, no sprint estilo livre feminino, prova de quase 1,5km de distância, Jaqueline Mourão ficou em 85º e Eduarda Ribera terminou em 89º. Apenas as 30 primeiras avançaram às quartas de final. Ao largar na prova, Jaqueline se tornou a atleta brasileira com mais participações olímpicas, oito no total, somando Jogos de Verão e Inverno.

Agora, as próximas competições dos brasileiros serão no estilo clássico. Em 10 de fevereiro, Ribera e Mourão disputam os 10km às 4h (de Brasília). Já Manex Silva retorna no dia seguinte, no mesmo horário para os 15km masculino.

[show-logos orderby=’none’ category=’pequim-2022′ activeurl=’same’ style=’none’ interface=’grid6′ tooltip=’false’ description=’true’ limit=’0′ padding=’0′ filter=’false’ class=’grid-guia’ ]

Mais em Pequim 2022