E deu China! Na disputa do Esqui estilo livre big air nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, Ailling Gu, da China, ficou com a medalha de ouro. Com emoção, Gu entrou na última volta precisando de uma nota gigante e fez. Arriscando tudo com um 1620º, se tornando a segunda mulher da história a conseguir a manobra, a chinesa assumiu a liderança e ficou com o título olímpico.
O Esqui estilo livre big air é uma das modalidades mais novas do programa olímpico, tendo feito sua estreia na edição de 2018. Nele, o atleta realiza dois ou mais saltos em uma mega rampa após a descida em uma rampa de aceleração, o BA é caracterizado por uma manobra única em cada descida de grande amplitude e alto impacto visual.
Como foi o dia
Ailling Gu, que estava competindo “em casa” após sua opção por defender a China, começou a prova com uma bela manobra e conseguiu 93.75 pontos, ficando com a segunda colocação geral. Em sua segunda passagem, Gu não foi tão bem e, com 88.50 pontos, caiu para a quarta colocação geral.
Para a última volta, a atleta sabia que precisava arriscar e assim o fez. Colocando tudo na neve, Ailling Gu completou um 1620º, sendo apenas a segunda mulher a realizar o feito, tirou um 94.50 e chegou em um total de 188.25, assumindo a liderança e ficando com a medalha de ouro.
+Todas as notícias sobre Pequim-2022
A favorita fez história, mas ficou no quase. Tess Ledeux, da França, chegou para a final do Esqui estilo livre big air dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim como favorita e fez mais do que ser a medalha de ouro. Na primeira descida pelo percurso, a francesa se tornou a primeira mulher do mundo a completar um 1620º, quatro voltas e meia pelo eixo do corpo, e conseguiu 94.50, a maior nota de todas.
Em sua segunda passagem pelo percurso, Tess Ledeux fez um 1440º, conseguindo um 93.00 e aumentando ainda mais a vantagem na liderança do esqui estilo livre big air. Contudo, na última descida pela pista, a francesa foi ultrapassada e não conseguiu voltar para a liderança. Desta forma, Tess ficou com a medalha de prata, com um total de 187.50 pontos.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A medalha de bronze ficou com Mathilde Gremaud. Na prova em Pequim 2022, a atleta somou 182.50 pontos, nas duas primeiras passagens pelo percurso, acabou errando na terceira e ficou com o terceiro lugar nos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim.