Vai começar! O Brasil estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022 nesta quinta-feira (3), na competição feminina do moguls (pista ondulada) do esqui estilo livre. A caçula Sabrina Cass vai representar o país na prova, que está marcada para começar às 7h (de Brasília). Esta será a primeira participação brasileira nesta modalidade na história dos Jogos.
Campeã mundial juvenil em 2019 e competindo pelo Brasil desde 2021, foi nesta última temporada de inverno no hemisfério norte que Sabrina Cass obteve a melhor sequência de resultados internacionais. Será a primeira atleta da delegação brasileira a competir em Pequim-2022 e terá pela frente adversárias que são referências mundiais no esporte.
Estreia de Sabrina Cass
Primeira atleta a competir pelo Brasil em Pequim-2022, Sabrina Cass também foi a primeira da delegação brasileira a se instalar na Vila Olímpica, em 27 de janeiro. Nascida nos Estados Unidos, tem o pai norte-americano e a mãe brasileira.
+Cinco curiosidades sobre Sabrina Cass
“Estou me sentindo um pouco nervosa, mas animada também. A minha treinadora sempre fala que nervosismo e excitação são a mesma coisa, e nisso que tento pensar. Pelos treinos deu pra ver que o nível da competição não é diferente comparado com as Copas do Mundo, porque todas as melhores atletas estão aqui. Quero esquiar o meu melhor para atingir um bom resultado”, disse.
Em 2021, quando passou a competir pelo Brasil, obteve um nono lugar no moguls em torneio internacional aberto em Idre Fjall, na Suécia. Mais recentemente, conseguiu um 21º lugar na Copa do Mundo em Deer Valley (Estados Unidos) e um 19º nos moguls duplo (evento não-olímpico) em Alpe d’Huez, na França.
O moguls
Nessa prova, a descida tem que ser feita no menor tempo possível e fazendo dois saltos com acrobacias. Uma pontuação final é dada de acordo com a técnica de esqui, as manobras aéreas e o tempo para completar o percurso.
Esta é uma das provas mais antigas do esqui estilo livre, que acontece no Parque de Neve de Genting, em Zhangjiakou. Após a primeira bateria de classificação nesta quinta, as esquiadoras voltam a entrar em ação no dia 6 (domingo), para a segunda bateria e a final.
Para isso, Sabrina Cass precisa ficar entre as 20 melhores nesta quinta para avançar para a segunda etapa qualificatória. Nesta fase, apenas 12 avançam, então, para a final. Em cada uma das etapas, a brasileira irá descer a montanha duas vezes.
As adversárias
Serão ao todo 30 competidoras de 11 países a descerem a pista. Perrine Laffont, da França, chama a atenção, porque vai em busca do bicampeonato olímpico. Desde PyeongChang-2018 até o começo da temporada 2021-2022, Laffont conquistou 17 pódios em etapas de Copa do Mundo FIS em 17 participações.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Mas nesta temporada a francesa terá uma forte concorrência. As japonesas têm uma forte equipe, com Kawamura Anri tendo conquistado três etapas, contra duas de Laffont, e dois segundos lugares. Outra forte concorrente é Jakara Anthony, da Austrália. Vencedora da etapa de Ape d’Huez na temporada atual, soma também três segundos lugares e dois terceiros. Quarta colocada em PyeongChang-2018, aos 23 anos vai em busca da primeira medalha olímpica.