Guia dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022
[show-logos orderby=’none’ category=’pequim-2022′ activeurl=’same’ style=’none’ interface=’grid6′ tooltip=’false’ description=’true’ limit=’0′ padding=’0′ filter=’false’ class=’grid-guia’ ]Calendário
Data Evento Tempo/Resultado Liga Local 30km Largada Massa Livre Feminino x Ouro: Therese Johaug (NOR); Prata: Jessie Diggins (EUA); Bronze: Kertu Niskanen (FIN) Jogos Olímpicos de Inverno - Esqui Cross-Country Quarteto masculino – Bateria 4 x Ouro: Alemanha; Prata: Alemanha; Bronze: Canadá - 20.º lugar - 3min58s48 Jogos Olímpicos de Inverno - Bobsled Finlândia x Rússia 2 (OURO) - 1 (PRATA) Jogos Olímpicos de Inverno - Hóquei no Gelo Masculino
A exemplo do que aconteceu em Tóquio-2020, o Olimpíada Todo Dia vai fazer a cobertura mais completa dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022 e o pontapé inicial é a publicação deste guia, super completo, com as informações de todos os esportes e seus respectivos calendários de competição.
O Olimpíada Todo Dia será um dos poucos veículos de comunicação do Brasil presentes em Pequim. Dono do blog Brasil Zero Grau, que desde 2020 é hospedado no OTD, será o correspondente do principal portal brasileiro dedicado aos esportes olímpicos e paralímpicos na capital japonesa. Toda a cobertura será feita em parceria com a XP Investimentos, patrocinadora do Time Brasil, e a viagem assegurada pela Coris.
Nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022, as principais estrelas de neve e gelo estarão presentes em busca de recordes e feitos históricos – e o Brasil também! Pela nona edição consecutiva, o país garantiu uma delegação de atletas! Portanto, seja para torcer pelos brasileiros ou conhecer o fascinante universo dos esportes de inverno, confira tudo o que você precisa saber sobre o evento!
Quando e onde?
Os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim -022 acontecem oficialmente de 4 a 20 de fevereiro. Entretanto, algumas disputas começam a partir de 2 de fevereiro.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
No total, serão 109 eventos em 15 esportes diferentes! A programação completa está disponível neste guia!
Tradicionalmente, os Jogos Olímpicos de Inverno possuem uma sede principal e uma auxiliar. Pequim, capital da China, vai concentrar a operação administrativa e as provas de gelo. Zhangjiakou, na província de Hebei, concentra a maioria das disputas de neve. Além disso, Yanqing, distrito de Pequim, receberá as modalidades de trenó (Bobsled, Skeleton e Luge) e de Esqui Alpino.
Os Jogos Olímpicos de Inverno Pequim-2022 vão ocorrer em 12 locais diferentes, além do icônico Estádio Ninho de Pássaro, que vai sediar as Cerimônias de Abertura e de Encerramento dos Jogos.
Quente & Frio
É a primeira vez na história que uma mesma cidade sedia os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno. Em 2008, Pequim recebeu as estrelas olímpicas de verão.
Por isso, algumas das arenas mais icônicas retornam e abrigam competições de neve e gelo. O Cubo d’Água da natação vai virar o Cubo de Gelo para o curling. O local que abrigou as provas de ginástica vai receber o hóquei no gelo e o ginásio do vôlei vai abrigar a patinação artística e de pista curta.
Quais são os novos esportes e eventos?
Com o intuito de promover maior equidade de gênero, os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 incluíram novas disputas e modalidades.
A principal novidade é a estreia do Monobob, versão individual do Bobsled, como competição feminina. Há também a inclusão do Esqui Freestyle Big Air para homens e mulheres. Além disso, mais quatro disputas mistas foram incluídas no Esqui Freestyle Aerials, Saltos de Esqui, Snowboard Cross e Patinação de Pista Curta.
Delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Inverno
O Time Brasil garantiu a classificação de 10 atletas (mais um reserva no Bobsled) para os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022. São sete homens e quatro mulheres, que participam de cinco modalidades. A única mudança aconteceu por causa do acidente sofrido por Bruna Moura, que será substituída por Duda Ribera.
É a terceira edição olímpica que o Brasil consegue classificar mais de dez atletas. O recorde da delegação foi 13 competidores em sete esportes diferentes nos Jogos de Sochi, em 2014.
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia