O Pentatlo Moderno segue inovando suas disputas para que o público sinta maior emoção ao acompanhar a modalidade olímpica que reúne esgrima, natação, hipismo e o laser-run (combinado de tiro e corrida). A novidade da vez é a inclusão de obstáculos na prova de laser-run do revezamento misto, evento tradicional nas disputas do esporte. Os primeiros testes do novo formato foram feitos durante uma demonstração na primeira etapa da Copa do Mundo, disputada no início do mês, em Los Angeles.
“A adição de obstáculos ao nosso laser-run fará do revezamento um espetáculo mais interessante e extraodinário tanto para os nossos atletas como para o nosso público. Estamos no processo de refinar o tipo de obstáculo para não influenciar o fluxo e o ritmo dos atletas quando eles estão correndo”, explica o presidente da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), o alemão Klaus Schormann.
A inovação é para aumentar as chances de o revezamento misto entrar no programa olímpico do Pentatlo Moderno a partir de Tóquio 2020. Hoje, apenas as disputas individuais da modalidade (masculina e feminina) fazem parte dos Jogos, embora o relay já seja tradicional nos torneios do esporte.
O modelo testado adicionou oito obstáculos ao percurso de 800 metros para cada uma das quatro séries do laser-run. “Este é um passo lógico na evolução do formato do nosso amado esporte olímpico”, defende Klaus.
Os próximos testes do laser-run com obstáculos serão feitos na segunda etapa da Copa do Mundo, a partir da próxima quarta, 22, no Egito.