Siga o OTD

Pentatlo Moderno

William Muinhos vai disputar a Copa da Ásia Central

Divulgação

William Muinhos será o primeiro representante brasileiro na história da Copa da Ásia Central de pentatlo moderno

O Brasil participará pela primeira vez na história da Copa da Ásia Central de Pentatlo Moderno. A edição deste ano do torneio começará nesta quarta-feira, 27, e terá a presença de William Muinhos, 24.

Além do torneio continental, a competição, como de costume, também será realizada junto com o Open do Quirguistão. Tradicional será também o país e a cidade do torneio: Bisqueque, a capital quirguiz. E realmente, a Copa da Ásia Central tem um nível bom de competidores e será uma experiência inédita para um brasileiro.

“Vou participar da competição no Quirguistão porque a minha ideia aqui fora é ganhar ritmo de prova”, William avisa. 

O brasileiro acaba de completar um ano na liderança do ranking nacional, posição conquistada após ser o melhor brasileiro no Pan-Americano do ano passado, em Santo Domingo. No torneio da República Dominicana ele ficou em oitavo.

William Muinhos está morando na França desde meados de fevereiro, para onde se mudou para aperfeiçoar seus treinamentos na modalidade. Lá ele treina na equipe do renomado técnico francês Daniel Lavavasseur.

Desde então, o carioca tem tido um ano intenso, já que participou das três primeiras etapas da Copa do Mundo (Egito em março, Estados Unidos em abril e Hungria e maio) e, mais recentemente, da primeira edição da Copa Parque Olímpico de Tetratlo Moderno, no coração dos Jogos Rio 2016, onde foi o vice-campeão.

“Meu resultado no Rio foi bem o que eu estava imaginando. A esgrima saiu como eu queria, já que tive apenas três derrotas, e já deu para ver a diferença do tempo que eu estou treinando aqui na França”, ele avalia. “A natação foi boa, com o tempo que eu estava treinando mesmo, assim como a corrida, apesar das condições de muito vento na prova. O tiro só não foi melhor por causa das condições climáticas, de ameaça de tempestade”, acrescenta.

Neste ano, William fez história na Copa do Egito ao se tornar o primeiro pentatleta brasileiro revelado no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade olímpica, a avançar a uma final de Copa do Mundo. Foi o primeiro sinal de que os treinos na França estavam dando resultados.

“Quando eu estava no Rio era muito caro participar de torneio aqui fora. Então, vou aproveitar para participar o máximo possível de competições para chegar no Pan em novembro fazendo uma boa prova”, completa, sobre a competição que acontecerá em dezembro e será evento teste para os Jogos Pan-Americanos Lima 2019.

COPA DA ÁSIA DE PENTATLO MODERNO

27 de junho (quarta): Esgrima e natação

28 de junho (quinta): Hipimo e laser-run

29 de junho (sexta): Revezamento misto

Mais em Pentatlo Moderno