O Brasil fez dobradinha de ouro e prata na disputa masculina do Pan-Americano Júnior de pentatlo moderno, realizado na Argentina, nesta sexta-feira (10). João Victor Acioly conquistou a medalha de ouro, enquanto Nicholas Medeiros levou a prata. Entre as mulheres, Ana Clara Bezerra foi quarta colocada, mas levou o bronze no Sul-Americano, realizado em paralelo ao Pan-Americano.
- Brasil sofre no fim, mas ganha do Chile no Mundial
- Carol Meligeni estreia com vitória em outro W35 de Buenos Aires
- LBF divulga clubes participantes da temporada 2025
- Laura Pigossi cai para tcheca na estreia do W100 de Bengaluru
- Fim para o Brasil dos Jogos Mundiais Universitários de Inverno
Em prova que sofreu com muitos atrasos por conta da chuva, João Victor Acioly teve oito vitórias na esgrima e acumulou 212 pontos. Em seguida, na natação, teve um bom desempenho ao anotar 2min14s nos 200m livre e somou mais 282 pontos. Por fim, na disputa combinada da laser-run, o brasileiro teve um grande desempenho e assumiu a liderança, finalizando com 1.164 pontos no total.
João levou o ouro e deixou seu compatriota Nicholas Medeiros com a prata. Nicholas teve 11 vitórias na esgrima (232 pontos), anotou 2min18s na natação (274 pontos) e 652 pontos na laser-run, acumulando 1.158 pontos no total. O chileno Javier Bravo completou o pódio, com 1.126 pontos. Outro brasileiro na disputa, Rômulo Bandeira terminou em sétimo lugar, com 1.086 pontos.
Disputa feminina
As disputas do Pan-Americano e do Sul-Americano Júnior de pentatlo moderno foram realizadas de forma conjunta. No masculino, só houve atletas sul-americanos inscritos e, portanto, o pódio foi o mesmo nas duas provas. Já no feminino, a brasileira Ana Clara Bezerra terminou em quarto lugar no Pan-Americano, mas ficou com o bronze no Sul-Americano.
Ana Clara se destacou na esgrima, anotando cinco vitórias e 250 pontos, marcou 2min44s35s na natação, com 222 pontos, e, por fim, marcou o tempo de 12min49s00 no laser-run. Dessa forma, ela acumulou 1.003 pontos, ficando em quarto lugar no geral. A pernambucana herdou uma posição no Sul-Americano porque a mexicana Damaris Garza terminou em terceiro lugar, com 1.010 pontos. A argentina Maria Serrano foi ouro com 1.038 pontos, enquanto a chilena Maria José Borbalan foi prata com 1.012 pontos.