Teve brasileiro brilhando no Campeonato Italiano de Pentatlo Moderno, disputado no último fim de semana, em Roma. Danilo Fagundes, 34, ficou em quarto lugar, a uma posição do pódio, depois de somar 1.506 pontos. O carioca ficou a apenas oito pontos da medalha de bronze na competição que reuniu 60 pentatletas na capital italiana.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Logo depois de encarar uma qualificação com 59 competidores, Danilo ficou entre os 12 finalistas do principal torneio realizado pela Federação Italiana. O brasileiro melhorou e muito sua marca no evento qualificatório, onde ficou em nono.
+ Bia Ferreira bate indiana e garante medalha no Torneio de Strandja
+ Brasil conhece os 15 adversários da Copa do Mundo de futcegos
+ Brasil ganha duas vagas no ciclismo paralímpico em Paris 2024
+ Seleção brasileira inicia preparação com treinador olímpico
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Assim, para chegar aos 1.506 pontos da final, Danilo somou 253 pontos na esgrima; nadou os 200 metros estilo livre da natação em 2min07s19, que foram convertidos em 296 pontos; teve apenas uma falta no hipismo, onde garantiu 293 pontos;e completou o laser-run em 10min36s24, que lhe garantiram 664 pontos.
Por outro lado, o grande campeão do torneio foi Matteo Cicinelli, 24, que somou 1.518 pontos. A prata ficou com Federico Alessandro, 21, com 1.516 pontos; e o bronze com Alessandro Colasanti, 28, com 1.514 pontos.
Trajetória de Danilo Fagundes
Danilo está morando na Itália desde meados de 2020. No entanto, o pentatleta faz parte do programa de apoio especial do Comitê Olímpico do Brasil (COB) que prioriza equipes e atletas com chances de classificação para os Jogos Olímpicos Paris 2024.
Assim, pelos bons resultados que vem acumulando na Itália e em competições internacionais, Danilo ocupa atualmente o 10º no ranking da Federação Italiana de Pentatlo Moderno. No ranking mundial, ele é o melhor brasileiro, na 24ª colocação.
O pentatleta foi revelado no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. Ele é um dos brasileiros que recebem a Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte.