O Brasil fez bonito nos Campeonatos Pan e Sul-Americano de Pentatlo Moderno, que se encerraram neste fim de semana, em Resende, no sul fluminense. Das 66 medalhas distribuídas nas competições, que foram disputadas simultaneamente, os pentatletas brasileiros conquistaram 21 delas, sendo oito ouros, dez pratas e três bronzes.
+ Brasil faturou 11 medalhas nos dois primeiros dias. Veja!
No quadro geral de medalhas do Sul-Americano, o Brasil ficou no topo com seis ouros, quatro pratas e dois bronzes. A Argentina foi a segunda com quatro ouros, quatro pratas e três bronzes, seguida do Equador com um ouro, duas pratas e dois bronzes.
No Pan, o Brasil ficou em segundo no quadro de medalhas com dois ouros, seis pratas e um bronze. O México encabeçou o ranking com sete ouros e um bronze. A Argentina ficou em terceiro, com dois ouros, uma prata e três bronzes.
Últimas medalhas
As últimas medalhas conquistadas pelo Brasil nos dois torneios vieram no encerramento das disputas no sábado (22) com a final masculina júnior e os revezamentos sênior (misto, feminino e masculino). Matheus Nobre, de 20 anos, sagrou-se o grande campeão júnior tanto do Pan quanto do Sul-Americano, depois de somar 1.189 pontos. No Sula, Matheus Romanelli foi bronze, com 1.1138 pontos.
No evento por equipes, Brasil foi ouro em ambas as competições, com Matheus Nobre, Matheus Romanelli e João Victor Acioly. Os equatorianos Bayardo Naranjo, Dennis Guerra e Isaac Hernandez foram prata também nos dois eventos, assim como os venezuelanos Albert Rivas, Rainer Arias e Yicxon Perez, bronze.
No revezamento misto, Bianca Cavalcanti e Gabriel Sasaqui foram bronze no Sul-Americano, após conquistarem 984 pontos. No revezamento feminino, o Brasil foi prata no Pan com Isabela Abreu e Marcela Mello, que conquistaram 1.052 pontos, e ouro no Sul-Americano. Já no masculino, Victor Aguiar e William Muinhos faturam a prata nas duas competições.
Qualificação para Santiago 2023
Além das medalhas, o Pan-Americano do Rio foi a principal qualificação do pentatlo moderno para os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023. Todos os 15 países que participaram da competição garantiram pelo menos quatro vagas (duas para cada gênero) no torneio do ano que vem no Chile. Ao todo, participaram mais de cem atletas.
+SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Algumas nações ainda conquistaram uma terceira vaga em cada gênero, de acordo com a classificação final dos eventos individuais. Por causa dos bons resultados, o Brasil conquistou o feito tanto feminino, quanto no masculino.
Medalhas do Brasil no Pan/Sula de pentatlo moderno:
SÊNIOR FEMININO
Marcela Mello: prata no Pan e ouro no Sula
Isabela Abreu: bronze no Pan e prata no Sula
Stephany Saraiva, Isabela Abreu e Marcela Mello (equipe): prata no Pan e ouro no Sula
Isabela Abreu e Marcela Mello (revezamento): prata no Pan e ouro no Sula
SÊNIOR MASCULINO
Danilo Fagundes: prata no Sula
Danilo Fagundes, Victor Aguiar e William Muinhos (equipe): prata no Pan e ouro no Sula
Victor Aguiar e William Muinhos (revezamento): prata no Pan e prata no Sula
JÚNIOR FEMININO
Ana Beatriz Mariano, Ana Clara Bezerra e Maria Eduarda Costa (equipe): prata no Pan e prata no Sula
JÚNIOR MASCULINO
Matheus Nobre: ouro no Pan e ouro no Sula
Matheus Romanelli: bronze no Sula
João Victor Acioly, Matheus Nobre e Matheus Romanelli (equipe): ouro no Pan e ouro no Sula
REVEZAMENTO MISTO
Bianca Cavalcanti e Gabriel Sasaqui: bronze no Sula