Yane Marques, presidente da Comissão de Atletas do COB e medalhista olímpica em Londres 2012, foi eleita membro da Comissão de Mulheres da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) para o ciclo Paris 2024. O objetivo da entidade é defender a igualdade de gênero, além de ajudar no desenvolvimento e implementação de políticas que promovam oportunidades para meninas e mulheres na modalidade. A notícia foi divulgada na última quarta-feira, dia 5.
+Três ouros e duas pratas pra conta no Pan/Sul-Americano
“Fiquei muito feliz com a indicação e por confiarem em mim, porque esta é uma forma de me inserir nesse universo internacional e discutir o Movimento Olímpico. A ideia é trabalhar a equidade de gênero e fomentar o esporte feminino na Comissão de Mulheres, que foi recém-criada na UIPM. Dos meus 38 anos, cerca de 20 foram dedicados ao esporte, então essa é mais uma conquista para minha carreira”, disse Yane Marques.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A Comissão de Mulheres da União Internacional de Pentatlo Moderno é composta pela presidente Cassandra Choh, de Singapura, e mais três membros, além de Yane Marques, todas especialistas e líderes de movimentos esportivos. São elas: Kseniya Gulyamova, do Uzbequistão; Aya Medany, do Egito; e Dora Palli, da Grécia. As representantes eleitas permanecerão no cargo até dezembro de 2024 e iniciarão suas funções com reuniões virtuais em janeiro e fevereiro de 2022, antes do início da temporada de competições da UIPM.
O presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley Teixeira, parabenizou Yane Marques e desejou sucesso em mais este desafio.
“Yane tem vasta experiência como representante e porta-voz dos atletas. Não tenho dúvidas de que seguirá nesta missão com excelência e competência para fomentar cada vez mais o esporte feminino”, finalizou Paulo Wanderley.