O Pentatlo Moderno terá um novo formato nos Jogos Olímpicos a partir de Paris 2024. A mudança foi aprovada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) depois de ser proposta pela federação internacional da modalidade, a UIPM. Com isso, o tempo de duração das disputas principais do esporte nas Olimpíadas será de 1h30. Atualmente, ele chega a cerca de 4 horas.
A ideia do novo formato é transformar as prova do Pentatlo Moderno mais atrativa ao público. Para a UIPM, o modelo garantirá um evento compacto e sustentável, com um fluxo de competição curto e dinâmico, alinhado com a evolução geral do esporte.
+ Mateus Alves vence e avança no ITF de Gênova, na Itália
“Em nome do conselho executivo da UIPM, expresso minha gratidão ao conselho executivo do COI por aprovar e reconhecer nossa inovação e determinação em agregar valor aos Jogos Olímpicos por meio desse novo formato dinâmico”, agradeceu o presidente da UIPM, o alemão Klaus Schormann.
Semifinais e finais
Com o novo formato, o pentatlo passará a ter semifinais e finais nas Olimpíadas e não mais uma única disputa. O evento decisivo, que atualmente reúne todos os 36 classificados em evento individual, vai reunir apenas 18 pentatletas.
Na final, as provas serão disputadas na seguinte ordem e com a respectiva duração:
1. Hipismo: 20 minutos
2. Esgrima: 15 minutos
3. Natação: 10 minutos
4. Laser-run (corrida e tiro): 15 minutos
Entre os saltos com o cavalo e a luta com a espada haverá um intervalo de cinco minutos. Da esgrima aos 200 metros estilo livre da natação a pausa será de 10 minutos. Já entre a prova na piscina e as quatro séries de 800 metros de corrida intercaladas com cinco acertos de tiro a laser no alvo do laser-run serão mais 15 minutos.
‘Uma nova era’
Atualmente, a disputa do Pentatlo Moderno nos Jogos Olímpicos acontece em três dias. O primeiro deles é destinado à esgrima tradicional, com todos os pentatletas se enfrentando entre si. No segundo e terceiro dias acontecem, nessa ordem, a natação, a esgrima bônus, o hipismo e o laser-run, com um dia para cada gênero.
“Estamos ansiosos para trabalhar com o departamento de esportes do COI, as emissoras e o Comitê Organizador Paris 2024 para garantir que nosso esporte seja apresentado da melhor maneira possível em Versalhes, Paris, daqui a três anos”, destacou Schormann.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
O novo formato do pentatlo vinha sendo testado pela UIPM desde setembro do ano passado. A federação realizou três eventos testes para avaliar o modelo, o mais recente deles no fim de abril, na Hungria.
“Uma nova era para nosso esporte olímpico central começará no local de nascimento de nosso fundador, o Barão Pierre de Coubertin, em 2024”, lembrou o presidente da UIPM, sobre o francês que deu origem ao Pentatlo Moderno e aos Jogos Olímpicos da Era Moderna.