A União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) resolveu mudar a sede da Final da Copa do Mundo deste ano por causa da pandemia. O evento estava marcado para Seul, na Coreia do Sul, mas agora vai acontecer na Hungria, em cidade ainda a ser definida. A saída da competição do país asiático foi tomada por causa das medidas restritivas impostas pela Coreia para impedir o avanço da covid-19.
Apesar de ser exemplo mundial no combate à doença, a Coreia do Sul viu os casos do novo coronavírus dispararem no fim do ano, atingindo o maior pico desde o início da pandemia. Com uma população de cerca de 50 milhões de habitantes, o país asiático registrou, até o momento, cerca de 93 mil casos de covid-19, com 1.645 mortes.
+Mundial muda da Bielorrússia pro Egito e vale seis vagas na Olimpíada
“Temos grande simpatia por nossos parceiros na Coreia, que teriam feito uma final de Copa do Mundo maravilhosa, e tenho certeza de que podemos esperar muitas competições de alta qualidade na Coreia no futuro. A diretoria executiva ficou sem opção de realocar a competição para proteger o processo de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio”, destaca o presidente da UIPM, o alemão Klaus Schormann.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
A Final da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno reúne os 72 melhores pentatletas (36 em cada gênero) de um ranking específico feito a partir das etapas realizadas anteriormente.
HUNGRIA EM ALTA
Com a nova competição, a Hungria passará a sediar dois importantes torneios internacionais da modalidade olímpica no ano, já que também vai realizar a primeira etapa do torneio, de 24 a 28 de março, em Budapeste. O país europeu também vai abrigar um evento-teste do novo formado do esporte para os Jogos Olímpicos, além de ter organizado com sucesso o Aberto da Hungria, na última semana, que reuniu 131 pentatletas de 21 países.
“Tendo participado do Aberto da Hungria, pude ver que o alto padrão de organização foi realmente apreciado pelos atletas e treinadores, e é uma ótima notícia para nossa comunidade global que podemos contar com a Hungria mais uma vez para sediar a Final da Copa do Mundo”, enfatiza Schormann.
Além da Final e da primeira etapa na Hungria, a Copa do Mundo deste ano ainda vai passar pela Bulgária, para a segunda e a terceira etapas, na cidade de Sofia, em abril. Todos esses eventos vão valer pontos para o ranking olímpico que vai definir as últimas vagas da modalidade para Tóquio.
“Estamos todos ansiosos pelas próximas competições em Budapeste e Sofia, prestando muita atenção às regras impostas pelos governos em todos os países para enfrentar a pandemia e mudando o tempo todo. A saúde e a segurança de todos os participantes das competições da UIPM continuam sendo nossa prioridade”, acrescenta o presidente da UIPM.