O sistema de classificação olímpica já tinha sido anunciado pela União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), restava saber qual o caminho para Tóquio 2020, mas o calendário foi revelado.
A UIPM anunciou a data das quatro etapas da Copa do Mundo de pentatlo moderno que serão realizada em 2021, todas com pontuação válida para o ranking olímpico.
Em resumo, para as vagas restantes de Tóquio 2020, os atletas terão que somar pontos nas etapas da Copa do Mundo para o ranking olímpico ou garantir vaga direto no Mundial de Minsk (Bielorrússia).
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
COPA DO MUNDO DE 2021
De acordo com o novo calendário, a primeira etapa acontecerá em março, em Budapeste, na Hungria. A segunda e a terceira serão realizadas em Sofia, na Bulgária, em abril; e a grande final em maio, em Seul, na Coreia do Sul.
1ª etapa: 24 a 28 de março, em Budapeste (Hungria)
2ª etapa: 7 a 11 de abril, em Sofia (Bulgária)
3ª etapa: 15 a 18 de abril, em Sofia (Bulgária)
Final: 13 a 16 de maio, em Seul (Coreia do Sul)
“Continuamos a experimentar um período de intensa interrupção em nossas vidas cotidianas devido à pandemia da covid-19. O calendário esportivo foi devastado pelas restrições de viagem e pelo distanciamento social. Nesta situação muito difícil, estou satisfeito por podermos oferecer à nossa comunidade alguma clareza nas datas das competições da qualificação olímpica em 2021”, destacou o presidente da UIPM, o alemão Klaus Schormann.
Rumo à Tóquio 2020
Uma das competições mais antigas do programa olímpico, o pentatlo moderno reserva 72 vagas para Tóquio 2020, sendo 36 em cada gênero. Estão disponíveis ainda 26 delas, sendo 13 para cada naipe.
O Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno em Minsk (BLR) será a única competição remanescente que dará vagas. Serão três cotas por gênero disponíveis em Minsk (BLR) de 7 a 13 de junho de 2021.
Boa parte das outras 20 vagas restantes (10 em cada gênero) será definida no ranking olímpico, que está sendo formado desde o ano passado e será fechado no dia 14 de junho, encerrando a qualificação olímpica do pentatlo moderno.
Nunca é demais relembrar que Maria Ieda Guimarães está garantida na Olimpíada de Tóquio 2020.
A atleta assegurou a classificação olímpica após terminar em quarto lugar nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, que distribuiu cinco vagas para cada gênero do pentatlo moderno.