A União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) apresentou um sistema de classificação olímpica revisado para as Olimpíadas de Tóquio 2020. As propostas foram aceitas e ratificadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e estão de acordo com o adiamento dos Jogos devido à pandemia de coronavírus.
Uma das competições mais antigas do programa olímpico, o pentatlo moderno reserva 72 vagas para Tóquio 2020, sendo 36 em cada gênero. Estão disponíveis ainda 26 delas, sendo 13 para cada naipe.
O Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno em Minsk (BLR) será a única competição remanescente que dará vagas. Serão três cotas por gênero disponíveis em Minsk (BLR) de 7 a 13 de junho de 2021.
Boa parte das outras 20 vagas restantes (10 em cada gênero) será definida no ranking olímpico que está sendo formado desde o ano passado e será fechado no dia 14 de junho. Inicialmente, o ranking prevê 12 vagas (6 em cada gênero), mas ele pode chegar a definir 20.
A UIPM garantiu que os pontos acumulados pelos atletas até então serão mantidos. Felipe Nascimento é o melhor brasileiro (44º) no masculino, enquanto Isabela Abreu (53º) é a melhor no feminino.
+COI anuncia ajuste no sistema de classificação do golfe para Tóquio
+COI confirma sistema de qualificação olímpica do wrestling
“Nosso novo sistema de qualificação para o Pentatlo Moderno oferece um caminho claro para todos os atletas que ainda desejam se qualificar para as Olimpíadas. Dão a eles 10 meses para se preparar para a retomada do processo de qualificação no início do Mundial de 2021″, disse o presidente da UIPM, o Dr. Klaus Schormann.
A UIPM afirmou também que, caso o Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno em Cancún (MEX) aconteça ainda nesta ano, os resultados não terão influência no processo de qualificação para as Olimpíadas de Tóquio.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
O calendário com as novas datas das competições que foram suspensas pela pandemia de coronavírus ainda será divulgado, com previsão para o mês de maio.
Garantida
A federação internacional também confirmou que as vagas já conquistadas nos continentais seguem asseguradas. Sendo assim, Maria Ieda Guimarães segue sendo a única brasileira, por enquanto, garantida nas Olimpíadas de Tóquio 2020.
A atleta assegurou a classificação olímpica após terminar em quarto lugar dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, que distribuiu cinco vagas para cada gênero do pentatlo moderno.