A delegação brasileira que participou do Campeonato Sul-Americano Sub-19 de Pentatlo Moderno voltará do Uruguai com 14 medalhas na bagagem. Os 12 pentatletas que participaram do torneio, realizado entre os dias 29 e 30 de novembro, em Montevidéu, conquistaram cinco ouros, três pratas e seis bronzes. Cada atleta subiu ao pódio pelo menos uma vez.
O torneio aconteceu no Complejo Deportivo del Ejército e contou com nomes de cinco países (Argentina, Brasil, Chile, Uruguai e Peru). A competição teve disputas em todas as categorias de base da modalidade olímpica (sub-19, sub-17, sub-15, sub-13, sub-11 e sub-9). O Brasil medalhou em todas as categorias nas quais teve representante.
“Foi uma competição ímpar. Atingimos nosso objetivo do ano com essa categoria. Todos melhoraram as suas marcas e fizeram suas melhores performances. Foi excelente. A organização da prova também foi muito boa. Fomos muitíssimo bem acolhidos. Tivemos uma performance exuberante com um acolhimento perfeito”, avaliou o coordenador-técnico da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) Fábio Corrêa, que chefiou a delegação.
FAIR PLAY
Além das 14 medalhas, a delegação brasileira no Uruguai também foi protagonista de um gesto de fair play, sendo reverenciada por isso. Na prova da natação, Marcela Mello, de 15 anos, completou os 200 metros estilo livre em 2min16s, mas a organização divulgou o tempo dela como sendo 2min12s.
“Depois que ela nadou, ficamos de olho no desempenho dos outros atletas, até que ela viu que o resultado oficial dela saiu como se ela tivesse nadado em 2min12s. Foi então que ela avisou que estava errado e comunicamos à organização”, contou Fábio.
Para homenagear o belo gesto da pentatleta, a organização da competição deu a ela a faixa da chegada do laser-run.
Depois do Sula Sub-19, os pentatletas brasileiros já se preparam para o Campeonato Brasileiro, que será realizado nos dias 13 e 14, no Colégio Militar do Rio.
MEDALHAS
SUB-19
Individual feminino: Marcela Mello (ouro) e Maria Eduarda Costa (prata)
Individual masculino: Matheus Romanelli (ouro) e Matheus Nobre (prata)
Revezamento misto: Marcela Mello e Matheus Romanelli (ouro)
Revezamento masculino: Andrey Mariano e Carlos Assis (ouro)
Equipe feminina: Marcela Mello, Maria Eduarda Costa e Raphaela Silva (ouro)
Equipe masculina: Matheus Romanelli, Matheus Nobre e Carlos Assis (ouro)
SUB-17
Revezamento misto: Maria Eduarda Costa e Nicholas Medeiros (bronze)
SUB-15
Individual masculino: Rômulo Bandeira (prata)
Equipe masculina: Rômulo Bandeira (bronze)
SUB-13
Individual masculino: Kaio Bandeira (bronze)
Revezamento misto: Isabela Zucchi e Kaio Ribeiro (bronze)
Equipe feminina: Ana Clara Silva e Isabela Zucchi (bronze)