O Brasil encara a última competição internacional de pentatlo moderno na temporada em Montevidéu, no Uruguai. Nesta sexta-feira (29) começa o Campeonato Sul-Americano Sub-19 da modalidade olímpica, com natação, esgrima, hipismo e laser-run (tiro a laser e corrida).
A equitação não entra no Sul-Americano Sub-19 porque é categoria de base. A prova entra a partir da categoria Júnior no pentatlo moderno.
Serão 30 pentatletas de pelo menos cinco países (Argentina, Brasil, Chile, Uruguai e Peru) competindo no Complejo Deportivo del Ejército, na capital uruguaia. O Brasil estará representado por 12 entre 10 e 18 anos de idade.
Matheus Romanelli
O torneio vai reunir disputas em todas as categorias de base do Pentatlo Moderno. Na Sub-19, destinada para competidores de 17 e 18 anos, os pentatletas vão encarar quatro das cinco provas do esporte (natação, esgrima e laser-run). O carioca Matheus Romanelli, de 18 anos, será um dos presentes.
Será a segunda vez que Romanelli participará do Sul-Americano Sub-19. Em 2016, na Argentina, mesmo com apenas 15 anos, ele conquistou duas medalhas na categoria: prata por equipes e bronze no revezamento misto.
“Tenho muitos amigos pentatletas no Uruguai, então achei muito legal a competição em Montevidéu”, comemora Romanelli. “Os treinos foram cansativos e espero ter o meu melhor desempenho de todos os meus cinco anos no Pentatlo Moderno, já que venho trabalhando muito para isso”.
Carlos Assis
Também medalhista do Sul-Americano Sub-19, o paranaense Carlos Assis, 17, chega ao Uruguai com um bronze por equipes conquistado no ano passado, na Argentina. Neste ano, o pentatleta teve a oportunidade de participar do Mundial da categoria, em setembro, na Bulgária.
“Foi muito bom competir na Bulgária, principalmente para eu conhecer o nível dos atletas de outros países e ver como estamos indo. Foi uma oportunidade única de estar competindo entre os melhores do mundo”, Assis destaca.
+ Média de idade da delegação do Brasil é de 14 anos
Sobre o torneio no Uruguai, o pentatleta, que treina no Colégio Militar de Curitiba, disse ter tido uma preparação de “ritmo forte”, focada para essa competição. “Tentamos aprimorar mais a natação, que é uma deficiência minha. Acredito que vou me sair bem e tenho esperança de medalha”.
+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE
DELEGAÇÃO BRASILEIRA
Masculino
Matheus Nobre – 18 anos
Matheus Romanelli – 18 anos
Carlos Assis – 17 anos
Andrey Mariano – 15 anos
Nicholas Medeiros – 15 anos
Rômulo Neto – 13 anos
Kaio Ribeiro – 11 anos
Feminino
Raphaela Silva – 18 anos
Marcela Mello – 13 anos
Maria Eduarda Costa – 13 anos
Ana Clara Ferreira – 11 anos
Isabela Zucchi – 10 anos
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira (29 de novembro): Disputas individuais
Sábado (20 de novembro): Revezamentos
EVENTOS
Sub-19 (17 e 18 anos): natação, esgrima e laser-run
Sub-17 (15 e 16 anos): natação e laser-run
Sub-15 (13 e 14 anos): natação e corrida
Sub-13 (11 e 12 anos): natação e corrida
Sub-11 (9 e 10 anos): natação e corrida
Sub-9 (abaixo de 9 anos): natação e corrida