Siga o OTD

Pentatlo Moderno

Cinco vão ao Quirguistão atrás de pontos na corrida olímpica

Isabela Abreu, Priscila Oliveira, Danilo Fagundes, Felipe Nascimento e William Muinhos participam da terceira competição que vale pontos no ranking olímpico

Danilo Fagundes, do pentatlo moderno
Danilo Fagundes, na natação (divulgação)

Cinco atletas brasileiros vão ao Aberto do Quirguistão de pentatlo moderno, terceira competição que vale pontos para o ranking olímpico. A competição começa nesta sexta (27), em Bishkek, e vai até domingo (29). Disputam Isabela Abreu, Priscila Oliveira, Danilo Fagundes, Felipe Nascimento e William Muinhos.

O ranking olímpico do pentatlo moderno definirá as últimas 12 vagas (seis em cada gênero) para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Até junho do ano que vem, quando todas as vagas estarão definidas, serão mais outros oito torneios.

Os brasileiros chegam ao Aberto do Quirguistão de pentatlo moderno depois de participarem da qualificação anterior, o Aberto da Polônia, que aconteceu há 10 dias.

“A prova na Polônia não foi tão ruim, com exceção da esgrima. A esgrima me tirou da prova, já que perde-se muito ponto”, conta Danilo, que foi o 16º no torneio do país europeu. “No Quirguistão, espero melhorar”.

Assim como Danilo, boa parte da delegação brasileira que vai competir no Aberto do Quirguistão de pentatlo moderno fez um planejamento para participar das duas competições. O intuito é o mesmo: somar o máximo de pontos para ficar bem colocado no ranking olímpico.

Até o momento, o pentatlo moderno brasileiro tem garantido Ieda Guimarães, de apenas 19 anos, em Tóquio 2020. Ela garantiu sua vaga ao ser a melhor pentatleta sul-americana nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019, no fim de julho, no Peru. De acordo com o sistema de qualificação da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), cada país poderá ter até dois nomes por gênero na Olimpíada do Japão.

+ Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Aberto do Quirguistão de pentatlo moderno

Diferentemente de outras competições do Pentatlo Moderno, o Aberto do Quirguistão terá provas tanto masculina quanto feminina no mesmo dia. Na sexta, acontecem a natação e a esgrima para os dois grupos da disputa individual e o hipismo feminino. No sábado, será a vez do hipismo masculino e do laser-run tanto para os homens quanto para as mulheres. O revezamento misto encerrará o torneio no domingo.

A cidade de Bishkek é familiar para um dos cinco brasileiros que estão no Quirguistão. No ano passado, William participou da Copa Asiática, que foi realizada na capital quirguiz. Na ocasião, ele foi o quinto.

“Os treinamentos de agora seguiram normais, tendo em vista que o objetivo é o Campeonato Sul-Americano”, conta William, sobre o torneio que será realizado de 7 a 9 de outubro, na Argentina. “Espero competir melhor do que as minhas duas últimas competições”, acrescenta ele, que participou do Mundial, no início do mês, na Hungria, e do Aberto da Polônia.

No Quirguistão, a delegação brasileira está acompanhada do técnico Marcus Abreu. Todos os cinco brasileiros recebem o benefício da Bolsa Atleta, do Ministério da Cidadania. Felipe e Priscila também integram o programa Time PE, do Governo do Estado de Pernambuco.

Felipe, Isabela e William ainda são atletas do Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas, como terceiros sargentos. Felipe e William são da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) e Isabela da Comissão de Desportos do Exército (CDE).

PROGRAMAÇÃO

Sexta (27 de setembro): Natação, esgrima e hipismo feminino
Sábado (28 de setembro): Hipismo masculino e laser-run
Domingo (29 de setembro): Revezamento misto

COMPETIÇÕES DO RANKING OLÍMPICO

4 a 5 de julho de 2019: Aberto da Bielorrússia
12 a 15 de setembro: Aberto da Polônia
26 a 29 de setembro: Aberto do Quirguistão
Janeiro de 2020: Budapeste Indoor
26 de fevereiro a 1º de março de 2020: Primeira Etapa da Copa do Mundo (Egito)
25 a 29 de março de 2020: Segunda Etapa da Copa do Mundo (Bulgária)
15 a 19 de abril de 2020: Terceira Etapa da Copa do Mundo (República Tcheca)
29 de abril a 3 de maio de 2020: Quarta Etapa da Copa do Mundo (Hungria)
14 a 17 de maio de 2020: Final da Copa do Mundo (Coreia do Sul)
26 a 31 de maio de 2020: Mundial (China)
Abril/Maio de 2020: Aberto dos EUA

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Pentatlo Moderno