Os Jogos Olímpicos da Juventude 2018 contarão com 48 participantes no pentatlo moderno. O evento será realizado em Buenos Aires, na Argentina, em outubro do ano que vem.
Coordenador-técnico da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM), Fábio Corrêa explicou que o Brasil pretende retornar à competição na próxima edição. O país contou com representantes na primeira edição, em 2010, com a presença de Mariana Laporte e William Muinhos. Este último ficou com a 8ª colocação no Pan-Americano da modalidade no último dia 10.
“Potencialmente, temos dois nomes com condições de conquistar vaga. Para isso, já estamos nos preparando para a qualificação do nosso continente, que acontecerá no fim de agosto e início de setembro no México”, afirmou Corrêa.
Vagas
As 48 vagas são divididas igualmente entre os sexos. A União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) definiu que 42 das vagas serão determinadas em qualificações continentais, no Mundial Jovem e no ranking de 1º de julho de 2018. Duas das restantes são destinadas ao país-sede e as outras quatro serão definidas pela UIPM.
O pentatlo moderno contará com atletas de 15 a 18 anos nos Jogos Olímpicos da Juventude. Das 18 vagas continentais, a Europa contará com seis participantes. África e Oceania têm direito a duas vagas, enquanto Ásia e América têm quatro. Nesta última, duas serão para os países das Américas Central e do Norte e duas para os da América do Sul. O Mundial Jovem, realizado em abril de 2018, definirá outras 12 vagas. As outras 12 serão definidas no ranking de julho de 2018.