Começou neste quarta feira (10) a etapa de Sofia da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno 2019 na Bulgária, com 80 atletas participando da rodada de qualificação para a Final Individual Feminina. Entre as atletas, somente Isabela Abreu representou o Brasil, mas não conseguiu se classificar para decisão a etapa.
A brasileira disputou a Classificatória A e acabou na 15ª colocação, somando 975 pontos. Das 80 atletas, dividas em três classificatórias (A, B e C), apenas as 36 melhores se garantiram na final. Para se ter uma ideia, a última classificada foi a húngara Blanka Guzi, que somou 987 pontos, 12 à frente da brasileira Isabela Abreu.
+CONFIRA OS RESULTADOS DA COMPETIÇÃO
Ou seja, por pouco Isabela Abreu não consegue participar da final feminina. E a brasileira teve bons desempenhos, somou 226 pontos na esgrima, 255 na natação e mais 494 pontos no combinado (corrida e tiro). A prova do hipismo só será realizada na final.
A atleta de melhor desempenho nas classificatórias, pela segunda vez consecutiva na Copa do Mundo de Pentatlo, foi a japonesa Natsumi Tomonaga, que somou 1009 pontos. Tomonaga fez 250 pontos na esgrima, 275 na natação e 484 no combinado.
As campeões mundiais individuais dos últimos dois anos – Anastasiya Prokopenko (BLR) e Gulnaz Gubaydullina (RUS) – se classificaram, assim como a campeã olímpica de Londres 2012, Laura Asadauskaite (LTU).
Outras quatra atletas classificadas entre os 10 melhores do mundo: Uliana Batashova (RUS), Natália Coyle (IRL), Marie Oteiza (FRA) e Kate French (GBR) ganharam o direito de competir na final feminina da etapa de Sofia da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, que será realizada na sexta-feira, 12 de abril.
A Copa do Mundo de Pentatlo Sofia continua amanhã (11 de abril) com a classificação para a Individual Individual Masculina. As finais acontecem de 12 a 14 de abril.