Sedes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris-2024
Guia Completo dos Locais de Competição dos Jogos Olímpicos de Paris-2024
1. Arena Bercy
- Capacidade: 20.000 espectadores
- Esportes: Basquete, Ginástica artística, Ginástica de trampolim, basquete em cadeira de rodas
Localizada no bairro de Bercy, esta arena multiuso será o palco das competições de basquete e ginástica, oferecendo uma atmosfera vibrante para os espectadores.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
2. Arena do Campo de Marte
- Capacidade: 10.000 espectadores
- Esportes: Judô, wrestling, judô paralímpico e rúgbi em cadeira de rodas
A Arena do Campo de Marte – uma estrutura temporária de dez mil metros quadrados localizada no lado oposto ao Colégio Militar – será palco das competições de judô e wrestling.
3. Arena Paris Norte
- Capacidade: 6.000 espectadores
- Esportes: Boxe, pentatlo moderno e vôlei sentado
O Centro de Exposições Villepinte será transformado em uma grande instalação esportiva modular chamada “Arena Paris Norte” para os Jogos Olímpicos. O local sediará as rodadas preliminares do boxe e o ranqueamento de esgrima do pentatlo moderno durante os Jogos Olímpicos, além das partidas de vôlei sentado nos Jogos Paralímpicos.
4. Arena Paris La Défense
- Capacidade: 40.000 espectadores
- Esportes: Natação, natação paralímpica e polo aquático
A Arena Paris La Défense em Nanterre é uma instalação verdadeiramente excepcional em termos de escala, capacidade e tecnologia: 13km de arquibancadas, estrutura de 5.500 toneladas e 28.632 m2 de quadras e campos. Embora este recinto já tenha recebido mais de 2 milhões de espectadores desde sua abertura, com atuações de importantes artistas internacionais, convenções e seminários, além de jogos de rugby do Racing 92, seu clube residente, em 2024 acolherá eventos de natação pela primeira vez graças à sua estrutura modular e polivanente.
5. Arena Paris Sul
- Capacidade: 5.000 espectadores
- Esportes: Handebol, levantamento de peso, tênis de mesa, vôlei, bocha, goalball e tênis de mesa paralímpico
A Arena Paris Sul faz parte do Paris Expo, um centro de exposições e convenções que é um dos mais ativos da Europa e o mais visitado na França. Ao longo de 35 hectares, 228.000 m2 de salas de exposições e oito pavilhões, Paris Expo recebe 7,5 milhões de visitantes todos os anos, especialmente durante a Feira Internacional de Agricultura. Com os pavilhões 1, 4 e 6 reservados para a logística dos Jogos, o Paris Expo vai ser um importante centro para os Jogos de Paris 2024.
6. Arena Porte La Chapelle
- Capacidade: 7.500 espectadores
- Esportes: Badminton, ginástica rítmica, badminton paralímpico e halterofilismo
A Arena Porte de La Chapelle, um local com design ecológico idealizado para beneficiar as comunidades vizinhas após os Jogos, é um novo centro cultural ao norte de Paris, hospedando eventos culturais e esportivos todos os dias.
7. Centro Aquático
- Capacidade: 15.000 espectadores
- Esportes: Nado sincronizado, Saltos Ornamentais, Polo Aquático
O Centro Aquático, situado próximo ao Stade de France, será o coração das competições aquáticas, incluindo nado sincronizado, saltos ornamentais e polo aquático, com instalações de ponta para os atletas. O local é, ao lado da Parede de Escalada Le Bourget, a única instalação esportiva permanente construída para os Jogos Olímpicos Paris-2024
8. Centro de Tiro Esportivo Châteauroux
- Capacidade: Variada (dependendo do evento)
- Esportes: Tiro Esportivo e tiro esportivo paralímpico
O Centro de Tiro Esportivo Chateauroux receberá os 340 atletas Olímpicos e 160 atletas Paralímpicos que competirão nas provas de tiro esportivo durante os Jogos de Paris-2024.
9. Clichy-Sous-Bois
- Capacidade: Variada (dependendo do evento)
- Esportes: Ciclismo de estrada paralímpico
A cidade de Clichy-sous-Bois, no departamento de Seine-Saint-Denis, sediará a largada e a chegada das provas paralímpicas de ciclismo de estrada entre 4 e 7 de setembro de 2024. A disputa do ciclismo paralímpico terá um circuito com início e fim em Clichy-sous-Bois.
10. Colina de Elancourt
- Capacidade: 15 mil espectadores (2.700 sentados)
- Esportes: Mountain Bike
A Colina de Elancourt, com sua topografia desafiadora, será o local ideal para as competições de mountain bike, proporcionando um cenário natural e emocionante para os espectadores. Com uma altitude de 231 metros, é o ponto mais alto da região de Paris. Seu cume oferece vistas deslumbrantes da Torre Eiffel, de La Défense e das florestas ao redor de Paris.
11. Estádio da Torre Eiffel
- Capacidade: 30.000 espectadores
- Esportes: Vôlei de Praia e futebol de cegos
Para receber os eventos de vôlei de praia e do futebol de cegos, uma arena temporária ao ar livre foi construída no Campo de Marte, que fica entre a impressionante fachada da Escola Militar ao sul e a igualmente notável Torre Eiffel ao lado do Rio Sena.
12. Estádio Náutico Vaires-sur-Marne
- Capacidade: 24 mil espectadores
- Esportes: Canoagem slalom, canoagem velocidade, Remo, canoagem paralímpica, remo paralímpico
O Estádio Náutico de Vaires-sur-Marne sediará os eventos Olímpicos e Paralímpicos de remo e canoagem no complexo de lazer Vaires-Torcy em 2024.
13. Golfe Nacional
- Capacidade: 80 mil espectadores
- Esportes: Golfe
Propriedade da Federação Francesa de Golfe, o Golfe Nacional foi projetado em 1991 como sede do centro técnico nacional da modalidade e o local para receber o Aberto da França todos os anos.
14. Grand Palais
- Capacidade: 8.000 espectadores
- Esportes: Esgrima, Taekwondo, esgrima em cadeira de rodas, taekwondo paralímpico
O Grand Palais, uma das mais belas construções de Paris, será transformado para abrigar as competições de esgrima e taekwondo, combinando esporte e cultura em um ambiente histórico.
15. Hôtel de Ville
- Capacidade: Aberta ao público
- Esportes: Atletismo
O icônico Hôtel de Ville de Paris e sua praça homônima, à margem do rio Sena, receberá a largada da maratona.
16. La Concorde
- Capacidade: 7.000 espectadores
- Esportes: Esportes Urbanos (Basquete 3×3, Breaking, Ciclismo BMX Freestyle e Skate)
Situada na icônica Place de la Concorde, esta arena temporária será o centro dos esportes urbanos, atraindo uma nova geração de fãs olímpicos. O BMX Freestyle, o breaking, o skate e o basquete 3×3 dividirão o local icônico no coração de Paris-2024 durante os Jogos. Este parque urbano acolherá quatro esportes espetaculares, praticamente de forma ininterrupta, do sábado, 27 de julho, até o sábado em 10 de agosto.
17. La Courneve
- Capacidade: Aberta ao público
- Esportes: Atletismo paralímpico
Durante os Jogos Paralímpicos, a maratona Paralímpica começará em La Courneuve, no coração da principal área verde de Seine-Saint-Denis: o Parque Georges Valbon. Os atletas seguirão para o centro de Paris antes de terminarem na Esplanada Invalides.
18. Le Bourget
- Capacidade: 6 mil espectadores
- Esportes: Escalada
Junto ao Centro Aquático Olímpico em Saint-Denis, o local da Escalada Esportiva em Le Bourget é a única instalação esportiva construída especificamente para Paris-2024. Cinco paredes de escalada serão utilizadas durante os Jogos: uma interna para aquecimento e quatro externas, sendo três para as provas de competição (velocidade, boulder e lead combinados) e a última reservada ao aquecimento dos competidores.
19. Les Invalides
- Capacidade: 7.000 espectadores
- Esportes: Tiro com Arco e tiro com arco paralímpico
O histórico complexo de Les Invalides, com sua impressionante cúpula dourada, sediará as competições de tiro com arco, proporcionando uma experiência única tanto para atletas quanto para o público. O local foi construído durante o reinado de Luís XIV em 1687 como um hospital militar e casa de repouso para veteranos de guerra. Hoje, este edifício reconhecido mundialmente inclui museus e monumentos da história militar francesa, além do túmulo de Napoleão Bonaparte. Em frente, a elegante Ponte Alexandre III conecta o local ao Grand Palais, na margem direita do rio Sena.
20. Marina de Marselha
- Capacidade: 14 mil espectadores
- Esportes: Vela
A pitoresca Marina de Marselha será o local das competições de vela, aproveitando as excelentes condições marítimas da região sul da França.
21. Palácio de Versalhes
- Capacidade: 15 mil expectadores
- Esportes: Hipismo, pentatlo moderno e hipismo paralímpico
Os belos jardins do Château de Versailles proporcionarão um cenário majestoso para as competições de hipismo, unindo o esporte com a rica herança cultural francesa. Esta arena será palco de duas provas do Concurso Completo de Equitação (prova de adestramento e saltos), além das competições de Saltos e Adestramento (Olímpica e Paralímpica). A disciplina individual e por equipes no cross-country do CCE será realizada ao longo do Grande Canal, enquanto os cinco eventos de pentatlo moderno também serão organizados no Palácio de Versalhes.
22. Parc des Princes
- Capacidade: 48.712 espectadores
- Esportes: Futebol
O Parc des Princes, situado no sudoeste de Paris, é conhecido como a casa do Paris Saint-Germain. Durante os Jogos Olímpicos, o estádio será dedicado exclusivamente às competições de futebol.
23. Parc Olympique Lyonnais
- Capacidade: 59.286 espectadores
- Esportes: Futebol
Localizado em Lyon, este estádio será outro importante local para as competições de futebol, garantindo grandes emoções para os torcedores. Além dos jogos do Lyon, o estádio já recebeu diversos eventos de alto nível, incluindo uma das semifinais da Euro 2016 e a final da Liga Europa em 2018, além de shows com estrelas internacionais, como Rihanna e Ed Sheeran.
24. Ponte Alexandre III
- Capacidade: Aberta ao público
- Esportes: Maratona Aquática, Ciclismo Estrada, triatlo e triatlo paralímpico
A icônica Ponte Alexandre III, no coração de Paris, conecta outros dois locais esportivos de Paris-2024: o Grand Palais e o Invalides. A ponte também fica a poucos passos da Concórdia, da Arena do Campo de Marte, da Ponte d’Iéna e do estádio na Torre Eiffel. De modo que toda a área estará repleta de energia durante os Jogos. Ela também fornecerá um cenário majestoso para a linha de chegada das provas individuais de ciclismo, maratona aquática, triatlo e paratriatlo.
25. Roland Garros
- Capacidade: 15.000 espectadores (Court Philippe-Chatrier)
- Esportes: Tênis, Boxe, ênis em cadeira de rodas
Famoso por sediar o torneio de tênis Roland Garros, este complexo esportivo no oeste de Paris receberá as competições de tênis, tênis em cadeira de rodas e boxe
26. Stade BMX de Saint-Quentin-en-Yvelines
- Capacidade: 4.000 espectadores
- Esportes: BMX
Também localizado em Saint-Quentin-en-Yvelines, o estádio de BMX será o centro das competições de BMX, com uma pista desafiadora e infraestrutura moderna.
Faz parte do Complexo do Velódromo de Saint-Quentin-en-Yvelines, a apenas cinco minutos de caminhada
27. Stade Bordeaux
- Capacidade: 42.000 espectadores
- Esportes: Futebol
Localizado em Bordeaux, este estádio moderno será uma das sedes das competições de futebol, garantindo grandes momentos para os fãs do esporte. Foi construído para a França sediar a Euro 2016 no futebol. Concluído em 2015, fica entre os jardins do Parc Floral e a floresta de Bois de Bordeaux, tornando-se a principal vitrine esportiva da capital mundial do vinho. Projetado pelos arquitetos Herzog & De Meuron, que também criaram o Estádio Olímpico de Pequim.
28. Stade de France
- Capacidade: 80.000 espectadores
- Esportes: Atletismo, Rúgbi, Cerimônia de Encerramento, atletismo paralímpico
O Stade de France, localizado em Saint-Denis, é o maior estádio da França e será o principal palco dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Este icônico estádio sediará as competições de atletismo, rúgbi e a cerimônia de encerramento.
29. Stade de Nice
- Capacidade: 35.000 espectadores
- Esportes: Futebol
O Stade de Nice, conhecido por sua arquitetura moderna, será mais uma sede das competições de futebol, contribuindo para a diversidade dos locais olímpicos. É um local ultramoderno localizado perto do Mediterrâneo, na costa sul da França
30. Stade Geoffrey Guichard
- Capacidade: 42.000 espectadores
- Esportes: Futebol
O Estádio Geoffrey Guichard, localizado em Saint-Étienne, será uma das sedes das competições de futebol, conhecido por sua atmosfera vibrante e tradição no esporte.
31. Stade La Beaujoire
- Capacidade: 37.473 espectadores
- Esportes: Futebol
Situado em Nantes, o Estádio La Beaujoire foi criado para sediar a Euro de 1984. Principal sede esportiva da cidade, o Beaujoire recebe diversos jogos de alto nível das principais competições realizadas na França. Foi reformado em 1998 para organização da Copa do Mundo de futebol no país.
32. Stade Pierre-Mauroy
- Capacidade: 50.000 espectadores
- Esportes: Basquete e handebol
O Estádio Pierre Mauroy é uma vitrine poliesportiva modular com um design espetacular, construído em 2012 e casa do Lille, um dos principais clubes de futebol da França. Graças ao seu projeto modular e layout adaptável, o local já sediou competições internacionais de diversos esportes desde que foi construído como as finais da Copa Davis de tênis em 2014 e 2017, várias partidas da Euro 2016, do Europeu de Basquete em 2015 e do Mundial de Handebol em 2017
33. Stade Vélodrome
- Capacidade: 67.000 espectadores
- Esportes: Futebol
O icônico Stade Vélodrome em Marselha também será palco das competições de futebol, agregando sua atmosfera eletrizante aos Jogos Olímpicos. É a segunda maior arena da França
34. Stade Yves-du-Manoir
- Capacidade: 15.000 espectadores
- Esportes: Hóquei sobre Grama
Localizado em Colombes, o Stade Yves-du-Manoir, com uma rica história olímpica, será revitalizado para receber as competições de hóquei sobre grama. Ele foi o espaço principal da oitava Olimpíada em 1924, sediando a Cerimônia de Abertura e as provas de atletismo.
35. Teahupo’o (Taiti)
- Capacidade: Aberta ao público
- Esportes: Surfe
Teahupo’o, uma das ondas mais famosas do mundo, localizada no Taiti, será o local das competições de surfe dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, oferecendo um desafio incrível para os melhores surfistas do mundo.
36. Trocadéro
- Capacidade: Aberta ao público
- Esportes: Atletismo, Ciclismo Estrada
o Trocadéro oferecerá uma plataforma de visualização e experiência para espectadores e as audiências de televisão para os eventos de triatlo, ciclismo de estrada e atletismo (maratona e marcha atlética de 20km).
37. Velódromo de Saint-Quentin-en-Yvelines
- Capacidade: 6.000 espectadores
- Esportes: Ciclismo de Pista e ciclismo de pista paralímpico
O moderno velódromo de Saint-Quentin-en-Yvelines será o palco das competições de ciclismo de pista, oferecendo uma instalação de ponta para os ciclistas.