Paris está pronta para receber os Jogos Olímpicos? Daqui a 100 dias, a capital francesa vai receber o maior evento esportivo do planeta, mas ainda existem diversas polêmicas sobre transporte, segurança e até mesmo a qualidade da água do Rio Sena.
A Cidade Luz é um dos destinos mais visitados do mundo, mas a previsão de receber mais de 15 milhões de turistas durante os Jogos Olímpicos tem deixado a população preocupada. Até mesmo o sistema de transporte tem feito campanhas para que os moradores trabalhem de casa durante o evento.
- Damiris Dantas comemora aniversário com vitória e MVP
- Stephan Barcha conquista GP Primavera com cavalo novo
- Antonio Bravo e Vittoria Lopes são campeões em Brasília
- Lucas Pinheiro retorna ao slalom com 4º lugar em Levi
- Nicole Silveira fica em sexto lugar na segunda Copa do Mundo
Outra polêmica frequente é relacionada à segurança. Nas últimas semanas, a região parisiense entrou em alerta máximo contra ameaças terroristas. O maior temor é relacionado à Cerimônia de Abertura, que vai ser realizada em um trajeto de seis quilômetros no Rio Sena.
Plano B
O presidente da França, Emmanuel Macron, chegou a listar um plano B e até um plano C como alternativas para a Cerimônia de Abertura. Antes, isso estava fora de cogitação. Macron afirmou que o evento poderia ser limitado à região do Trocadéro, que fica em frente à Torre Eiffel, e que já está previsto como um dos principais pontos da Cerimônia.
Outra alternativa seria levar o evento para o Stade de France. Mas essa opção tornaria a cerimônia apenas protocolar, ou seja, sem toda a parte artística, nem o desfile dos atletas. O Rio Sena também é assunto em relação a outro ponto: a qualidade da água para banho. Isso porque o local está previsto como sede da maratona aquática e do triatlo.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Recentemente, o presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Paris, Tony Estanguet, cogitou a possibilidade de transformar o triatlo em biatlo, ou seja, sem a natação, em caso de níveis altos de poluição no Sena. Perguntado novamente sobre esta alternativa, o dirigente mencionou a possibilidade de adiar a prova por alguns dias.