A chama olímpica vai passar pela América do Sul. O Comitê Organizador dos Jogos revelou o percurso do revezamento da tocha olímpica. Além disso, ela vai passar por 64 territórios franceses. Dessa forma, incluirá as regiões fora da Europa, como a Guiana Francesa, vizinha do Brasil, que faz divisa com o Amapá. Neste OTD em Paris, você vai conhecer todos os detalhes desta festividade lendária.
+Assista todos os episódios do OTD em Paris
A revelação do trajeto do revezamento aconteceu em um lugar histórico, o anfiteatro da Universidade Sorbonne. O espaço sediou uma conferência em 23 de junho de 1894, que deu origem aos Jogos Olímpicos da Era Moderna, assim como a criação do Comitê Olímpico Internacional. O evento durou cerca de duas horas e contou com transmissão em TV aberta.
“A flama é uma ideia, um símbolo de valor. E nosso papel é dar a ela coração, dar vida por meio das milhares de pessoas que vão lhe doar brilho, além das centenas das centenas de cidades que vão recebê-la por toda França e territórios ultramarinos”, disse o presidente do Comitê Organizador dos Jogos, Tony Estanguet.
- Basquete: do “milagre de Riga” à queda para o Dream Team
- Artilheira das Yaras perto do 100º try no Circuito Mundial
- Damiris flerta com duplo-duplo em derrota na Liga da Turquia
- Rufino, Tofalini e Isaquias dominaram as águas neste ano
- Brasil não supera “maldição” do nono lugar em Olimpíada
“Nós teremos dois revezamentos: olímpico e paralímpico, mas teremos uma só visão que é o desenvolvimento olímpico e de propagar a dimensão paralímpica. Fazem parte do revezamento diversas pessoas com deficiência para dar visibilidade às várias modalidades paralímpicas “, completou dessa forma.
O trajeto da tocha olímpica
O revezamento vai durar 68 dias, passando por mais de 160 locais icônicos. Alguns exemplos são o Monte São Michel, no norte do país, além do Palácio de Versalhes.
Além disso, a jornada começa no dia 16 de abril, quando a chama olímpica vai partir de Olímpia, na Grécia, como manda a tradição. De lá, ela segue para Atenas, capital grega que é o berço das Olimpíadas.
No dia 27 de abril, a flama segue em um veleiro rumo à Marselha, uma das maiores metrópoles da França e que tem origens gregas. É lá que o revezamento vai ter início, no dia 8 de maio. Logo depois, o evento vai percorrer a França até o dia 7 de junho, quando vai começar o chamado revezamento dos oceanos.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A chama olímpica vai viajar em um barco a vela super moderno pelos chamados cinco territórios ultramarinos franceses. São eles: Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica, Ilha da Reunião e Polinésia Francesa. Após esse período no mar, o fogo volta para a França até chegar em Paris para a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos, no dia 26 de julho.
Fim da 1ª temporada do OTD em Paris
Este foi o último episódio da primeira temporada do OTD em Paris. O quadro vai tirar um tempinho de férias e volta em breve com todos os detalhes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos diretamente da cidade sede.