As Olimpíadas são repletas de tradições e os pôsteres olímpicos fazem parte dessa história. Mas para a edição de 2024, os organizadores do evento quiseram inovar. Além do cartaz oficial dos Jogos, que ainda vai ser revelado, Paris-2024 ganhou uma coleção de 14 pôsteres feitos por artistas de diversos países, que tem como objetivo disseminar os valores de inclusão, paridade, celebração e inovação.
- Carol Meligeni é eliminada no quali do WTA 125 de Cáli
- Thiago Wild encerra temporada para operar hérnia inguinal
- Kauê Willy conquista medalha de bronze em Viña del Mar
- Bárbara e Carol chegam ao Rio na liderança do ranking mundial
- Brasil se vinga da Colômbia e é campeão Sul-Americano Sub-21
Artistas convidados desenvolveram os pôsteres, além de outros que participaram de um concurso. O júri contou com membros do COI, do Comitê Organizador dos Jogos, além de representantes do governo francês e da prefeitura de Paris.
+ Veja mais no OTD em Paris
O lançamento dos cartazes ocorreu durante um evento anual da capital francesa, chamado de Nuit Blanche, noite branca. As obras, assim, ficarão às margens do Rio Sena, onde permanecerão até julho. Em seguida, os cartazes vão percorrer o país.
Foco na Olimpíada e Paralimpíada
Cada artista preparou uma obra com foco na Olimpíada e outra com inspiração na Paralimpíada. Johanna Benaïnnous é uma fotógrafa francesa que teve trabalhos selecionados. Ela explicou para o perfil de Paris 2024 nas redes sociais que a inspiração dela foi nas celebrações que famílias e amigos fazem durante a realização de grandes eventos esportivos.
“O que nos interessa é todo esse imaginário, um bolo de padaria, uma medalha de chocolate, a Torre Eiffel. Cada objeto tem um símbolo que vai nos contar um pouco sobre a vitória, a festa, o orgulho e a solidariedade”, explicou a artista.
Alguns cartazes também relacionam-se a temas específicos como o centenário da Olimpíada de Paris realizada em 1924, a estreia do breaking nos Jogos, além da realização da primeira Paralimpíada na cidade.
De tal forma, a coleção de pôsteres faz parte do projeto Olimpíada Cultural, que tem a proposta explorar a relação entre arte e atletismo. Além disso, contribui para valores de excelência, inclusão, diversidade cultural e universalismo.
Milhares de eventos e apresentações artísticas acontecerão por toda a França até a 8 de setembro de 2024, ou seja, data do encerramento dos Jogos Paralímpicos Paris 2024.