Siga o OTD

OTD em Paris

Maratona olímpica tem trajeto cheio de pontos turísticos

OTD em Paris revela os detalhes do desafiador trajeto da maratona de Paris 2024, que passa por muitos pontos turísticos

Um trajeto repleto de belezas naturais e monumentos importantes, mas que também promete ser desafiador. Assim pode descrita a maratona da Olimpíada de Paris 2024. Agora, você vai fazer passeio com o OTD para conhecer os detalhes desse percurso e entender porque essa promete ser uma das maratonas mais especiais entre todos os Jogos Olímpicos.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

O ponto de partida da prova é o Hôtel de Ville, a prefeitura de Paris. É uma largada diferente da tradicional Maratona de Paris, realizada anualmente, com início na Champs-Élysées. Já nos primeiros quilômetros, o trajeto passa por diversos pontos marcantes da região central de Paris. Destaque para a Ópera Garnier, considerada uma das mais belas instalações do gênero no mundo, além, é claro, do Museu do Louvre.
+ Abner Teixeira vai às quartas de final do Torneio de Strandja de boxe
+ World Athletics divulga percurso da maratona do Mundial
+ Jaqueline Mourão vence qualificatório do Mundial de esqui cross-country
+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O acervo que abriga a famosa Mona Lisa e tantas outras obras renomadas é o mais visitado do planeta, com aproximadamente 3 milhões de espectadores por ano. Coladinho no Louvre, ficam outros dois cenários marcantes: o Jardim das Tulherias e a Praça da Concórdia, onde acontecerá a Cerimônia de Abertura da Paralimpíada.

No marco da Revolução Francesa

A partir de então, o trajeto segue às margens do Rio Sena até sair de Paris com direção à Versalhes. O percurso tem inspiração na Marcha das Mulheres à Versalhes, um evento que teve influência na Revolução Francesa. Em outubro de 1789, mais de 5 mil parisienses se rebelaram contra a ostentação da Corte francesa e caminharam desde a prefeitura de Paris até Versalhes a fim de pressionar o Rei Luís XVI.

Paris 2024 trajeto maratona olímpica
Visão panorâmica de Paris (Foto: Reprodução/Villa de Paris)

A manifestação deu resultado. A realeza abandonou o suntuoso Palácio de Versalhes e voltou a Paris. Além disso, foi assinada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, um documento que serviu como base para a primeira Constituição da Revolução Francesa.

Ademais, o percurso da maratona também promete ser desafiador, com uma elevação de até 438 metros. A ex-maratonista britânica Paula Radcliffe, que bateu duas vezes o recorde mundial da maratona feminina, afirmou que essa promete ser a prova mais surpreendente da história, por oferecer um trajeto repleto de simbolismo, mas também com muitos desafios.

Além de Paris e Versalhes, a maratona olímpica de Paris 2024 passa ainda por outras seis comunas francesas, como são chamados os municípios por aqui. Ao voltar para a capital, a prova passa pertinho do maior cartão postal da cidade, a Torre Eiffel. A Dama de Ferro fica a poucos quilômetros da linha de chegada da maratona, na Esplanada des Invalides, outro ponto turístico da Cidade Luz.

Apresentador do canal Kenjiria, dedicado ao esporte olímpico.

Mais em OTD em Paris