Um trajeto repleto de belezas naturais e monumentos importantes, mas que também promete ser desafiador. Assim pode descrita a maratona da Olimpíada de Paris 2024. Agora, você vai fazer passeio com o OTD para conhecer os detalhes desse percurso e entender porque essa promete ser uma das maratonas mais especiais entre todos os Jogos Olímpicos.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
O ponto de partida da prova é o Hôtel de Ville, a prefeitura de Paris. É uma largada diferente da tradicional Maratona de Paris, realizada anualmente, com início na Champs-Élysées. Já nos primeiros quilômetros, o trajeto passa por diversos pontos marcantes da região central de Paris. Destaque para a Ópera Garnier, considerada uma das mais belas instalações do gênero no mundo, além, é claro, do Museu do Louvre.
+ Abner Teixeira vai às quartas de final do Torneio de Strandja de boxe
+ World Athletics divulga percurso da maratona do Mundial
+ Jaqueline Mourão vence qualificatório do Mundial de esqui cross-country
+SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O acervo que abriga a famosa Mona Lisa e tantas outras obras renomadas é o mais visitado do planeta, com aproximadamente 3 milhões de espectadores por ano. Coladinho no Louvre, ficam outros dois cenários marcantes: o Jardim das Tulherias e a Praça da Concórdia, onde acontecerá a Cerimônia de Abertura da Paralimpíada.
No marco da Revolução Francesa
A partir de então, o trajeto segue às margens do Rio Sena até sair de Paris com direção à Versalhes. O percurso tem inspiração na Marcha das Mulheres à Versalhes, um evento que teve influência na Revolução Francesa. Em outubro de 1789, mais de 5 mil parisienses se rebelaram contra a ostentação da Corte francesa e caminharam desde a prefeitura de Paris até Versalhes a fim de pressionar o Rei Luís XVI.
A manifestação deu resultado. A realeza abandonou o suntuoso Palácio de Versalhes e voltou a Paris. Além disso, foi assinada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, um documento que serviu como base para a primeira Constituição da Revolução Francesa.
Ademais, o percurso da maratona também promete ser desafiador, com uma elevação de até 438 metros. A ex-maratonista britânica Paula Radcliffe, que bateu duas vezes o recorde mundial da maratona feminina, afirmou que essa promete ser a prova mais surpreendente da história, por oferecer um trajeto repleto de simbolismo, mas também com muitos desafios.
Além de Paris e Versalhes, a maratona olímpica de Paris 2024 passa ainda por outras seis comunas francesas, como são chamados os municípios por aqui. Ao voltar para a capital, a prova passa pertinho do maior cartão postal da cidade, a Torre Eiffel. A Dama de Ferro fica a poucos quilômetros da linha de chegada da maratona, na Esplanada des Invalides, outro ponto turístico da Cidade Luz.