Siga o OTD

Equipe mista

Brasil conquista medalha de ouro no revezamento misto do triatlo nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
Equipe mista do Brasil, medalhista de ouro no revezamento nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 (Foto: Gaspar Nóbrega/COB)

CALENDÁRIO

DataEventoTempo/ResultadoLiga
Revezamento misto - BrasilJogos Olímpicos - triatlo

Chances do Brasil

Os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 marcou a estreia da prova do revezamento misto do triatlo. A disputa conta com dois homens e duas mulheres, que se revezarão no percurso, onde cada um nadará 300 metros de natação, fará 8km de ciclismo e finalizará sua vez com 2km de corrida. As mulheres são obrigatoriamente a primeira e a terceira atleta a entrarem em ação, enquanto os homens vêm com o segundo e fecham a disputa com o quarto atleta.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Fora da prova no Japão, o Brasil está classificado para a Olimpíada de Paris-2024 e fará sua estreia na disputa na edição da capital francesa. A equipe mista do país será formada por Djenyfer Arnold, Manoel Messias, Miguel Hidalgo e Vittória Lopes. No Mundial de 2023, o time finalizou sua participação na oitava colocação geral, com o tempo de 1h23min36s, um minuto atrás do medalhista de bronze na ocasião, a Suíça. Já no evento-teste, os brasileiros acabaram em 12º, mas sem a presença de Hidalgo, que foi substituído por Antônio Bravo.

Os favoritos

Equipe da Grã-Bretanha, campeã da disputa mista dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 (Divulgação/Team GB)

Grã-Bretanha e França prometem travar um grande duelo na prova do revezamento misto dos Jogos de Paris-2024. De um lado, os britânicos são os atuais campeões olímpicos, lideram o ranking internacional e possuem a melhor atleta feminina do momento: a escocesa Beth Potter. Já os franceses, contarão com o apoio da torcida, além de um time fortíssimo, com o medalhista de ouro no Mundial de 2022, Léo Bergère, Cassandre Beaugrand e Léonie Périault, ambas presentes na equipe que levou o bronze em Tóquio-2020. Destaque também para a Alemanha, vencedora do Mundial no ano passado.

Brasil na equipe mista dos Jogos Olímpicos

Na primeira edição da prova, nos Jogos de Tóquio-2020, o Brasil não conseguiu a classificação para competir no evento. Isso ocorreu pois o país só garantiu um atleta na disputa individual masculina, o cearense Manoel Messias, mas necessitava ter no mínimo dois homens para formar o time do revezamento.

+SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Histórico

A nova prova da modalidade é recente, sendo criada pela ITU (Federação Internacional de Triatlo) em 2009, temporada que teve seu primeiro Mundial disputado no formato que depois se tornaria olímpico. A França é a maior vencedora de Mundiais com cinco títulos. Alemanha e Grã Bretanha vem em segundo, com três títulos cada. Os britânicos, inclusive, levaram o ouro nos Jogos de Tóquio-2020, com os atletas Alex Yee, Georgia Taylor-Brown, Jess Learmonth e Jonathan Brownlee. Os Estados Unidos ficaram em segundo lugar e os franceses completaram o pódio.

Todos os medalhistas da equipe mista nos Jogos Olímpicos

JogosOuroPrataBronze
Tóquio-2020Grã-Bretanha
Jess Learmonth
Jonathan Brownlee
Georgia Taylor-Brown
Alex Yee
Estados Unidos
Katie Zaferes
Kevin McDowell
Taylor Knibb
Morgan Pearson
França
Léonie Périault
Dorian Coninx
Cassandre Beaugrand
Vincent Luis

Quadro de medalhas

PaísOuroPrataBronzeTotal
Grã-Bretanha1001
Estados Unidos0101
França0011