8 5
Siga o OTD

Equipe mista

Marcus D'Almeida e Ana Luiza Caetano na disputa por equipes mistas do tiro com arco nos Jogos Olímpicos de Paris-2024
Ana Luiza Caetano vai para a primeira experiência olímpica (Foto: Gaspar Nobrega/COB)

Chances do Brasil

O Brasil está representado por Marcus D’Almeida e Ana Luiza Caetano na disputa por equipes mistas do tiro com arco nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. A dupla chega muito bem na capital francesa, após ter sido campeã sul-americana e pan-americana neste ano. Além disso, Lulu e Marquinhos foram medalhistas de bronze na Copa do Mundo de Medellín de 2022 e chegaram nas quartas em Antalya, em junho.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Há apenas 27 países aptos para a disputa por equipes mistas do tiro com arco dos Jogos Olímpicos. No entanto, somente as 16 melhores duplas da fase de ranqueamento avançam ao mata-mata. Portanto, é fundamental que Marcus e Ana tenham um bom desempenho no primeiro dia da competição para que consigam chegar nas sessões de combates e possam lutar por uma medalha.

Os favoritos

A Coreia do Sul sempre é favorita nas disputas do tiro com arco, e não é diferente na prova por equipes mistas em Paris-2024. Ainda não se sabe qual será a dupla que entrará na fase de combates, uma vez que isto depende da fase de ranqueamento. No entanto, qualquer formação garantirá ao país a possibilidade do ouro. Na Copa do Mundo de Antalya, em junho deste ano, a dupla Jeon Hunyoung/Lee Wooseok levou a prata. No Mundial de 2023, Lim Sihyeon/Kim Woojin foi ouro.

Algumas duplas aparecem em segundo plano como candidatas ao pódio. Entre elas, estão as do Japão, que tem Waka Sonoda/Takaharu Furukawa, ouro na Copa do Mundo de Antalya, e Ruka Uehara/Junya Nakanishi, prata na em Incheon. Os Estados Unidos, com a formação de Casey Kaufhold/Brady Ellison, também chegam com grandes chances. O México, com Alejandra Valencia na formação, é perigoso. Taiwan, Alemanha e China correm por fora.

Brasil nas equipes mistas do tiro com arco

A disputa por equipes mistas entrou no programa olímpico do tiro com arco em Tóquio-2020. Naquela ocasião, o Brasil contou com Marcus D’Almeida e Ane Marcelle dos Santos. Elas não tiveram um bom desempenho na fase de ranqueamento e ficaram em 20º lugar na classificação geral, com 1.287 pontos. Como somente as 16 melhores duplas avançaram para o mata-mata, os brasileiros não seguiram na competição.

Histórico das equipes mistas do tiro com arco

An San e Kim Je Deok na disputa por equipes mistas do tiro com arco nos Jogos Olímpicos
Sul-coreanos no pódio em Tóquio (Foto: World Archery)

A disputa por equipes mistas entrou no programa olímpico do tiro com arco em Tóquio-2020. A Coreia do Sul confirmou o favoritismo e levou a medalha de ouro com Kim Je-deok/An San. Eles dominaram a disputa desde a fase de ranqueamento e venceram três combates até chegarem na final, onde derrotaram os holandeses Steve Wijler/Gabriela Schloesser. O bronze ficou com os mexicanos Luis Álvarez/Alejandra Valencia.

Todas as medalhistas

JogosOuroPrataBronze
Tóquio 2020Kim Je-deok/An SanKORSteve Wijler/Gabriela SchloesserHOLLuis Álvarez/Alejandra ValenciaMEX

Quadro de medalhas

PaísOuroPrataBronzeTotal
Coreia do Sul1001
Holanda0101
México0011