Siga o OTD

Individual feminino

Bruna Takahashi em ação no WTT Contender Rio (Abelardo Mendes Jr./OTD)
Bruna Takahashi, principal representante brasileira no individual feminino, em ação no WTT Contender Rio (Abelardo Mendes Jr./OTD)

Chances do Brasil

Na capital francesa, Bruna Takahashi será o maior nome brasileiro no torneio individual feminino de tênis de mesa e irá para sua terceira participação olímpica aos 23 anos de idade. Nos Jogos do Rio-2016, ela somente fez parte do time que disputou a competição por equipes, enquanto em Tóquio-2020 parou na primeira rodada do individual, diante da francesa Jia Nan Yuan.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Atualmente, Bruna ocupa a 21ª colocação do ranking mundial. No ano passado, a brasileira conquistou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, perdendo a decisão para a porto-riquenha Adriana Díaz, melhor atleta das Américas. Já na disputa da Copa Pan-Americana, em janeiro deste ano, ela subiu no lugar mais alto do pódio, batendo a estadunidense Amy Wang. No Mundial, Takahashi caiu na estreia para a sul-coreana Suh Hyo-won.

Fora da zona de cabeças de chave nos Jogos de Paris-2024, Bruna Takahashi provavelmente terá um caminho complicado no torneio, enfrentando adversárias com ranking superior ao dela. A expectativa é que a mesatenista paulista consiga alcançar a fase de oitavas de final e garanta o melhor resultado do Brasil na história do individual feminino. Sua irmã mais nova, Giulia Takahashi, participará da sua primeira Olimpíada aos 19 anos de idade.

As favoritas

A chinesa Sun Yingsha, principal favorita ao ouro nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 (Foto: WTT)

Com mais de 100 semanas consecutivas ocupando a primeira posição do ranking mundial, a chinesa Sun Yingsha é a grande favorita ao título olímpico em Paris-2024. Ela levou a prata em Tóquio-2020 e é atual campeã mundial da modalidade no individual feminino. Outra grande destaque é Chen Meng, também a China, medalhista de ouro nos Jogos do Japão, segunda colocada do último Mundial e atual quarta atleta do planeta. A japonesa Hina Hayata se encontra em quinto lugar do ranking e vive ótima fase. No mês de junho, ela se sagrou campeã do WTT Contender de Zagreb e do WTT Contender de Liubliana.

Brasil no individual feminino do tênis de mesa nos Jogos Olímpicos

Em Barcelona-1992, Lyanne Kosaka e Monica Doti foram as primeiras brasileiras em uma Olimpíada no individual feminino. Em Atlanta-1996, Lyanne Kosaka alcançou a 17ª colocação. Lígia da Silva foi a representante nos jogos de Sydney-2000, Atenas-2004 e Londres-2012.

Mariany Nonaka participou dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008. Luca Kumahara, na época Caroline antes de passar pela transição de gênero, jogou em Londres-2012 e na Rio-2016, onde Gui Lin também representou o Brasil. Em Tóquio-2020, Bruna Takahashi e Jessica Yamada representaram o Brasil no evento.

Histórico do individual feminino do tênis de mesa nos Jogos Olímpicos

A China soma nove medalhas de ouro em nove edições do tênis de mesa nos Jogos Olímpicos. Um domínio absoluto e que tem tudo para ser ampliado na Olimpíada de Paris-2024.

Dentre esses nove ouros, a China conta com duas bicampeãs olímpicas. Deng Yaping (1992 e 1996) e Zhang Yining (2004 e 2008). No total, as chinesas somam 19 medalhas. A Coreia do Norte tem três, Taipei e Coreia do Sul duas medalhas cada. Japão e Singapura possuem apenas uma. Além disso, nenhum país fora da Ásia conseguiu medalhar no individual feminino do tênis de mesa.

Todos os medalhistas do individual feminino

JogosOuroPrataBronze
Seul-1988Chen Jing (CHI)Li Huifen (CHI)Jiao Zhimin (CHI)
Barcelona-1992Deng Yaping (CHI)Qiao Hong (CHI)Hyeon Jeong-Hwa (COR)
Li Bun-Hui (PRK)
Atlanta-1996Deng Yaping (CHI)Chen Jing (TPE)Qiao Hong (CHI)
Sydney-2000Wang Nan (CHI)Li Ju (CHI)Chen Jing (TPE)
Atenas-2004Zhang Yining (CHI)Kim Hyang-Mi (PRK)Kim Gyeong-A (COR)
Pequim-2008Zhang Yining (CHI)Wang Nan (CHI)Guo Yue (CHI)
Londres-2012Li Xiaoxia (CHI)Ding Ning (CHI)Feng Tian Wei (SIN)
Rio-2016Ding Ning (CHI)Li Xiaoxia (CHI)Kim Song-I (PRK)
Tóquio-2020Chen Meng (CHI)Sun Yingsha (CHI)Mima Ito (JAP)

Quadro de medalhas

China97319
Coreia do Norte0123
Taipei0112
Coreia do Sul0022
Japão0011
Singapura0011