Siga o OTD

Equipe masculina

Hugo Calderano e Vitor Ishiy disputam o torneio de duplas masculinas dos Jogos Pan-Americanos de santiago-2023
Hugo Calderano e Vitor Ishiy, integrantes da equipe masculina do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 (Cristian Soto/Santiago-2023)

CALENDÁRIO

DataEventoTempo/ResultadoLiga
Brasil - PortugalJogos Olímpicos - Tênis de mesa
Brasil - FrançaJogos Olímpicos - Tênis de mesa

Chances do Brasil

Em Paris-2024, o Brasil será representado na disputa da equipe masculina por Hugo Calderano, Vitor Ishiy e Guilherme Teodoro. O time se classificou para os Jogos Olímpicos através do título do Campeonato Pan-Americano de 2023, superando o Canadá e os Estados Unidos. No último Mundial por Equipes, a seleção brasileira, sem Calderano, caiu na fase de 16 avos de final para a Croácia. Já na edição de 2022, a eliminação veio nas oitavas, diante do forte elenco do Japão.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Até o momento, ainda não foi definido o chaveamento do torneio por equipes masculinas dos Jogos de Paris. Com apenas uma vitória na história da disputa, obtida em Tóquio-2020, o Brasil tentará repetir o feito na capital francesa e superar pelo menos um adversário na competição.

Os favoritos

Tetracampeã de forma consecutiva, a China chega favorita para conquistar mais um ouro no torneio por equipes. Fan Zhendong, atual campeão mundial, Ma Long, lenda do tênis de mesa e multimedalhista olímpico, e Wang Chuqin, líder do ranking da WTT, formam o excepcional time chinês. Eles levaram o títulos nos últimos dois Mundiais por Equipes. Alemanha, Coreia do Sul, França, Japão e Taipei brigarão pelos outros lugares no pódio.

Brasil na equipe masculina do tênis de mesa nos Jogos Olímpicos

O Brasil sempre esteve com representantes em quatro edições cuja disputa por equipes foi realizada. Hugo Hoyama, Thiago Monteiro e Gustavo Tsuboi foram os pioneiros em Pequim-2008 e terminaram na nona colocação. Mesma colocação que o trio repetiu em Londres-2012. Com a aposentadoria de Hugo Hoyama e a saída da seleção de Thiago Monteiro, Hugo Calderano e Cazuo Matsumoto foram os representantes na Rio-2016. Novamente um nono lugar e sem vitórias.

O primeiro triunfo saiu nos Jogos de Tóquio-2020, com Calderano, Gustavo Tsuboi e Vitor Ishiy. Eles estrearam derrotando a Sérvia pelo placar de 3 a 2, em partida definida com uma vitória de Ishiy no simples. Depois, a equipe brasileira acabou eliminada nas quartas para a Coreia do Sul, conquistando um inédito quinto lugar.

Histórico da equipe masculina do tênis de mesa nos Jogos Olímpicos

A equipe chinesa é a atual tetracampeã olímpica! Em todas as quatro edições da disputa, a China dominou e não permitiu chance alguma para as demais equipes. Alemanha, Coreia do Sul, Japão e Taipei brigam a partir da prata.

Ma Long é o atleta mais premiado nessa hegemonia, com três medalhas de ouro no currículo. Wang Hao, Xu Xin e Zhang Jike possuem dois pódios cada um. Além disso, destaque para as quatro medalhas dos alemães Dimitrij Ovtcharov e Timo Boll, vice-campeões nos Jogos de Pequim-2008 e Tóquio-2020 e bronzes em Londres-2012 e Rio-2016.

Todos os medalhistas da equipe masculina

JogosOuroPrataBronze
Pequim-2008ChinaAlemanhaCoreia do Sul
Londres-2012ChinaCoreia do SulAlemanha
Rio-2016ChinaJapãoAlemanha
Tóquio-2020ChinaAlemanhaJapão

Quadro de medalhas

PaísOuroPrataBronzeTotal
China4004
Alemanha0224
Coreia do Sul0112
Japão0112