Siga o OTD

Equipe feminina

Irmãs Bruna e Giulia Takahashi no torneio de duplas femininas dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
Bruna e Giulia Takahashi, representantes da equipe feminina do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 (Cristian Soto/Santiago-2023)

CALENDÁRIO

DataEventoTempo/ResultadoLiga
Brasil - Coreia do SulJogos Olímpicos - Tênis de mesa

Chances do Brasil

Nos Jogos de Paris, o Brasil será representado na disputa da equipe feminina pelas irmãs Bruna e Giulia Takahashi e por Bruna Alexandre. A última delas, inclusive, se tornou a primeira atleta paralímpica brasileira a ser convocada para uma Olimpíada em toda a história. Elas se classificaram através do título do Campeonato Pan-Americano de 2023, em Cuba, quando bateram os bons times do Canadá, Estados Unidos e Porto Rico.

No Mundial por Equipes deste ano, a seleção brasileira fez boa campanha e parou nas oitavas de final, caindo para a Coreia do Sul. Com uma renovação do seu elenco para Paris e o crescimento de Bruna Takahashi no último ciclo olímpico, o Brasil buscará quebrar o longo tabu e conquistar sua primeira vitória na disputa por equipes feminina.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

As favoritas

Equipe da China, medalhista de ouro na equipe feminina nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 (Reprodução/Inside The Games)

Tetracampeã olímpica, a China desembarca em Paris super favorita para conquistar mais um ouro na competição por equipes. Chen Meng, campeã nos Jogos de Tóquio-2020, Sun Yingsha, líder do ranking da WTT, e Wang Manyu, segunda melhor mesatenista do planeta, compõem a grande equipe chinesa. Além disso, o país também conquistou os títulos dos últimos dois Mundiais por Equipes. Alemanha, França, Hong Kong, Japão e Taipei são os outros candidatos ao pódio.

Brasil na equipe feminina do tênis de mesa nos Jogos Olímpicos

Sem representantes na estreia da disputa em Pequim-2008, o Brasil estreou em Londres-2012, com o trio Caroline Kumahara (hoje Luca, após passar pela transição de gênero), Gui Lin e Lígia da Silva, que terminaram na nona colocação.

Na Rio-2016, o trio Bruna Takahashi, Kumahara e Lin repetiu o feito e terminou no nono lugar, assim como em Tóquio-2020 (com Kumahara, Takahashi e Jessica Yamada). Contudo, nas três participações, a equipe feminina não venceu nenhum adversário.

Histórico da equipe feminina do tênis de mesa nos Jogos Olímpicos

A equipe chinesa venceu todas as quatro disputas por equipes da história entre as mulheres. Diferentemente do individual feminino, um único país fora da Ásia conseguiu subir no pódio, caso da Alemanha nos Jogos do Rio-2016. Além dos quatro ouros seguidos para a China, o Japão possui duas pratas e um bronze na história.

Todos os medalhistas da equipe feminina

JogosOuroPrataBronze
Pequim-2008ChinaSingapuraCoreia do Sul
Londres-2012ChinaJapãoSingapura
Rio-2016ChinaAlemanhaJapão
Tóquio-2020ChinaJapãoHong Kong

Quadro de medalhas

PaísOuroPrataBronzeTotal
China4004
Japão0213
Singapura0112
Alemanha0101
Coreia do Sul0011
Hong Kong0011