Siga o OTD

Single Skiff feminino

Beatriz Tavares remo Assunção 2022
Beatriz Tavares representará o Brasil no Single Skiff feminino em Paris-2024 (Foto: Wander Roberto/COB)
[

Chances do Brasil

Após duas edições de fora dos Jogos Olímpicos, o Brasil voltará a enviar uma representante olímpica no Single Skiff feminino. Isso porque Beatriz Tavares conseguiu a classificação através do Pré-Olímpico das Américas. Por lá, ela conquistou a medalha de ouro na prova feminina, deixando para trás a mexicana Kenia Lechuga, campeã dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. No Pan, Beatriz Tavares levou a medalha de prata.

Outro bom resultado da brasileira dentro do continente foi a prata nos Jogos Sul-Americanos de Assunção-2022. No entanto, ela segue sem se destacar em competições de nível mundial. Inclusive, Beatriz Tavares nunca participou de uma Campeonato Mundial na modalidade. Assim, não há grandes expectativas sobre ela em Paris-2024. Por isso, caso ela avançe às semifinais A/B nos Jogos Olímpicos já seria um feito a se comemorar.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

As favoritas

A neozelandesa Emma Twigg é a atul campeã olímpica no Single Skiff feminino (Divulgação)

A experiente Emma Twigg, da Nova Zelândia, desembarca na capital francesa como uma grande favorita da categoria. Twigg é a atual campeã olímpica, além de ter conquistado duas medalhas de pratas nos campeonatos mundiais de 2023 e 2024. Aos 37 anos de idade, a neozelandesa vai para a sua quinta e provavelmente última Olimpíada, e pretende fechar com chave de ouro a sua excelente carreira.

Já a holandesa Karolien Florijn desponta como a principal favorita em Paris-2024. Isso porque Florijn vem de dois títulos mundiais seguidos além de mais dois ouros em campeonatos europeus da modalidade. A holandesa não disputou o Single Skiff feminino em Tóquio-2020 e, portanto, fará a estreia nesta edição dos Jogos Olímpicos. Mas vale lembrar que Karolien Florijn já tem uma medalha de prata olímpica, no Quatro Sem feminino, no Japão.

Por fim, a autraliana Tara Rigney chega como forte candidata ao pódio em Paris-2024. Rigney, assim como Emma Twigg e Karolien Florijn, medalhou nos dois campeonatos mundiais da modalidade durante o ciclo olímpico. Com dois bronzes, a australiana se firma como a terceira melhor atleta da categoria.

Brasil no remo Single Skiff feminino nos Jogos Olímpicos

O Skiff Simples feminino estreou em Jogos Olímpicos em Montreal-1976, assim como a maioria das outras provas do feminino, tendo sido disputadas 11 edições dessa categoria. O Brasil contou com três participações olímpicas nessa prova. A melhor colocação de uma brasileira no Skiff Simples foi justamente na primeira participação nacional, em 2004, nos Jogos Olímpicos de Atenas, um 14º lugar. A última aparição brasileira aconteceu em Londres-2012.

Maior nome do remo feminino do Brasil, a catarinense Fabiana Beltrame representou o Brasil em duas edições, sendo a primeira do país a disputar a categoria. Natural de Florianópolis, Fabiana competiu pela primeira vez em Atenas-2004, ficando em quarto lugar em sua bateria. Campeã mundial em 2011 e duas vezes medalhista de prata em Jogos Pan-Americanos, Fabiana voltaria a disputar as Olimpíadas em 2012, mas em outra categoria.

A última participação brasileira no Skiff Simples feminino foi com a mineira Kyssia Cataldo em Londres-2012. Mas antes mesmo da disputa da Final C, ela recebeu a notícia de que havia sido pega em um exame antidoping pré-competição e foi suspensa de forma imediata dos Jogos Olímpicos.

Histórico nos Jogos Olímpicos

PARIS-2024, JOGOS OLÍMPICOS, REMO, SINGLE SKIFF FEMININO
A alemã Christine Scheiblich foi a primeira campeã olímpica do Single Skiff Feminino, em Montreal-1976 (Bundesarchiv)

O Skiff Simples Feminino estreou em Jogos Olímpicos em Montreal-1976, mesmo ano em que o remo feminino entrou no programa olímpico. Grande potência do remo feminino, a Romênia lidera o quadro de medalhas na categoria com três medalhas de ouro, seguida pela Alemanha Oriental e Belarus, com duas medalhas de ouro cada. Bulgária, República Tcheca e Austrália são as outras nações que já subiram no topo do pódio no Skiff Simples feminino. 

Christine Scheiblich da Alemanha Oriental foi a primeira campeã olímpica em 1976. A alemã chegou a Montreal como bicampeã mundial do ciclo e acabou por confirmar seu grande favoritismo na prova. A prova foi dominada pela Romênia nas quatro edições seguintes, com três ouros. Inclusive, a romena Elisabeta Lipa, maior vencedora da história do remo, foi a campeã em Barcelona-1992.

Depois de quase conquistar a medalha de ouro por duas edições seguidas, Rumyana Neykova finalmente se sagrou campeã olímpica em Pequim-2008. Prata em Sydney-2000 e bronze em Atenas-2004, Rumyana completou os 2000 metros em 7min22s34 na disputa em Pequim, menos de 50 centésimos de diferença para Michelle Guerette, dos Estados Unidos. 

Kim Brennan dominou todo o ciclo olímpico da Rio-2016, conquistando os títulos mundiais de 2013 e 2015, além do vice-campeonato de 2015. No Rio de Janeiro a remadora confirmou o seu favoritismo vencendo o skiff simples, dando a primeira medalha de ouro para a Austrália na categoria. 

Em Tóquio-2020 tivemos um resultado bastante interessante, com três atletas conquistando a primeira medalha olímpica de seus respectivos países na modalidade. Emma Twigg, da Nova Zelândia ficou com o ouro, enquanto a russa Hanna Prakatsen levou a prata e a austríacaficou com o bronze.

Todas as medalhistas do remo Single Skiff feminino

JogosOuroPrataBronze
Montreal-1976Christine Scheiblich (GDR)Joan Lind (EUA)Yelena Antonova (URS)
Moscou-1980Sanda Toma (ROM)Antonina Makhina (URS)Martina Schröter (GDR)
Los Angeles-1984Valeria Răcilă (ROM)Carlie Geer (EUA)Ann Haesebrouck (BEL)
Seul-1988Jutta Behrendt (GDR)Anne Marden (EUA)Magdalena Georgieva (BUL)
Barcelona-1992Elisabeta Lipă (ROM)Annelies Bredael (BEL)Silken Laumann (CAN)
Atlanta-1996Katsiaryna Khadatovich (BLR)Silken Laumann (CAN)Trine Hansen (DEN)
Sydney-2000Katsiaryna Karsten (BLR)Rumyana Neykova (BUL)Katrin Rutschow-Stomporowski (ALE)
Atenas-2004Katrin Rutschow-Stomporowski (ALE)Katsiaryna Karsten (BLR)Rumyana Neykova (BUL)
Pequim-2008Rumyana Neykova (BUL)Michelle Guerette (EUA)Katsiaryna Karsten (BLR)
Londres-2012Mirka Knapková (TCH)Fie Udby Erichsen (DEN)Kim Crow (AUS)
Rio-2016Kim Crow-Brennan (AUS)Gevvie Stone (EUA)Duan Jingli (CHI)
Tóquio-2020Emma Twigg (NZL)Hanna Prakatsen (ROC)Magdalena Lobnig (AUT)

Quadro de medalhas

PaísOuroPrataBronzeTotal
Romênia3003
Bielorrússia2114
Alemanha Oriental2013
Bulgária1124
Austrália1012
Alemanha1012
República Tcheca1001
Nova Zelândia1001
Estados Unidos0505
Bélgica0112
Canadá0112
Dinamarca0112
União Soviética0112
ROC0101
China0011
Áustria0011