Siga o OTD

Equipe mista

Equipe mista do Brasil - Judô - Jogos Olímpicos de Paris-2024
Boa parte dos classificados para Paris-2024 foram prata nos Jogos Pan-Americanos de 2023 (Foto: Wander Roberto/COB @wander_imagem)

Chances do Brasil

Como uma das potências mundiais, o Brasil é sempre um dos candidatos ao pódio da disputa por equipe mista nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Contudo, as chances de competir pelo título são remotas e a verdadeira briga será por uma medalha de bronze. Isto porque o retrospecto brasileiro em grandes competições, especialmente Mundiais, não são expressivos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Apesar da prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, o Brasil não conseguiu passar da estreia na disputa por equipes nos três campeonatos mundiais deste ciclo. Vale destacar que nessas três competições, o time não contou com alguns de seus principais atletas. Mayra Aguiar, por exemplo, não competiu com a equipe em nenhum deles. Além disso, a Seleção Brasileira foi para o Mundial de 2024 com vários suplentes, preservando os pré-convocados.

Os favoritos

Assim como no ciclo para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, o Japão encabeça a lista de favoritos à medalha de ouro da equipe mista em Paris-2024. Inventores do judô, os japoneses conquistaram todos os campeonatos mundiais deste ciclo olímpico. Além disso, pode-se arriscar dizer que os judocas nipônicos têm uma motivação extra pelo título, já possuem a oportunidade de devolver a derrota histórica em casa contra França na última edição da Olimpíada. 

Equipe mista da França do Judô nos Jogos Olímpicos de Paris-2024
Equipe mista da França de judô, o ouro nas Olimpíadas de Tóquio-2020 (Foto: REUTERS/Sergio Perez)

Por falar na anfitriã, a França defende em casa seu título conquistado nos Jogos Olímpicos de Tóquio. No entanto, a equipe francesa acumula o mesmo retrospecto no ciclo olímpico passado, acumulando vice-campeonatos nas últimas três edições do Campeonato Mundial de Judô, cujo algoz foi o Japão. Bronze nas últimas duas edições do Mundial e terceira colocada do ranking, a Geórgia tem boas chances de garantir um lugar no pódio em Paris-2024. Itália, Alemanha, Uzbequistão, Holanda e Brasil fazem uma disputa aparelhada pela quarta vaga entre os times medalhistas. 

Brasil na categoria meio pesado masculino do judô

Em Tóquio-2020, a primeira equipe mista do Brasil em Jogos Olímpicos foi formada por Larissa Pimenta (57kg), Daniel Cargnin (73kg), Maria Portela (70kg), Rafael Macedo (90kg), Mayra Aguiar (+70kg) e Rafael Silva (+90kg). Por sua posição no ranking, o time estreou direto nas quartas de final. 

No entanto, o primeiro confronto acabou com o resultado negativo. Enfrentando a Holanda, Larissa, Maria, Macedo e Rafael Baby perderam suas lutas e o país acabou derrotado por 4 a 2. O time entrou em ação novamente para a disputa da repescagem, na busca pelo bronze. Contudo, acabou superada novamente pelo mesmo placar para Israel. Dessa vez, a equipe contou com Eduardo Barbosa (73kg), Eduardo Yudy, Rafael Buzacarini (+90kg), além de Larissa Pimenta, Mayra Aguiar e Maria Portela. Somenete Mayra e Maria conseguiram vitórias.  

Histórico da equipe mista nos Jogos Olímpicos

Pela segunda vez na história, os Jogos Olímpicos receberão uma competição por equipes de judô. Tradicionalmente disputadas em mundiais separadas por gênero, a competição por equipes mistas passou a ser disputada recentemente e entrou no cronograma olímpico de Tóquio-2020. 

O COI (Comitê Olímpico Internacional), buscando a igualdade entre homens e mulheres nos Jogos Olímpicos, passou a incentivar a criação e inclusão de provas mistas no programa olímpico. 

A competição por equipes mistas é disputada no mesmo sistema eliminatório da competição individual. Cada equipe é composta por seis judocas, sendo três homens e três mulheres, em seis categorias já estabelecidas. Fazem parte da disputa o peso leve (-57 kg feminino e -73 masculino), o peso médio (-70 feminino e -90 masculino) e o peso pesado (+78 feminino e +100 masculino), compondo assim seis possíveis lutas em cada confronto.

Formato

Chaveadas de acordo com o ranking mundial, as equipes se enfrentam em combates divididos pelo peso. A equipe que conquistar quatro vitórias ganha o confronto, avançando na chave. Caso aconteça um empate em três a três, um sorteio é realizado entre as seis categorias e um novo confronto é feito naquela categoria sorteada, apontando assim a equipe vencedora. 

As equipes eliminadas nas quartas de final retornam para disputarem uma luta na repescagem. As duas vencedoras enfrentam as duas equipes derrotadas nas semifinais na luta pelos dois bronzes. As finalistas disputam a medalha de ouro.

Primeiros medalhistas

A primeira vez que o judô contou com a disputa de equipes mistas nos Jogos Olímpicos contou com uma medalha histórica. Em Tóquio-2020, a seleção da França faturou a medalha de ouro ao bater o Japão, em pleno templo Nippon Budokan, por 4 a 1. Inventores da modalidade, os japoneses conheceram sua primeira derrota desde que a competição por equipes começou a ser disputada. Anteriormente a Olimpíada de 2020, a seleção nipônica havia conquistado três campeonatos mundiais seguidos diante dos franceses. Alemanha e Israel completaram o pódio com o bronze.

Quadro de medalhas – judô -100 kg masculino – Jogos Olímpicos

PaísOuroPrataBronzeTotal
França1001
Japão0101
Alemanha0011
Israel0011