Siga o OTD

Saltos por equipes

Time de Saltos por Equipes do Brasil. Jogos Olímpicos Paris-2024
Equipe brasileira nos Jogos Pan-Americanos de 2023 (Foto: Marina Ziehe/COB)

Chances do Brasil

O Brasil tem tradição na disputa por equipes do hipismo saltos e vai em busca de sua terceira medalha na prova. O time conta com o campeão olímpico individual Rodrigo Pessoa que vai para o sua oitava Olimpíada, dessa vez montando Major Tom. O time brasileiro também terá Stephan Barcha (montando Chevaux Primavera Montana Império Egípcio) e Yuri Mansur (montando Alfons). Pedro Veniss e o cavalo Nimord de Muze são o conjunto reserva podendo substituir um dos titulares a qualquer momento da competição.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Neste ciclo olímpico o Brasil conseguiu teve bons resultados no hipismo saltos e teve que cortar bons conjuntos, deixando de fora dos Jogos Olímpicos Marlon Zanotelli e Luciana Diniz. A equipe brasileira acumulou medalhas em etapas da Copa das Nações, terminando 2023 com um quarto lugar na final da competição. Já nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, o Brasil ficou com a medalha de bronze. O time brasileiro não está entre os principais favoritos, mas tem totais condições de se classificar para a final e, em um bom dia, brigar por um lugar no pódio.

Os favoritos

A disputa por equipes do hipismo saltos é bastante aberta, com vários países se alternando nas primeiras posições nas principais competições. Um time que chega forte é a Suécia, atual campeã olímpica, mundial e europeia. Nas últimas duas edições da Copa das Nações, a Bélgica levou o título em 2022, enquanto a Alemanha foi a campeã em 2023. Os belgas também levaram o bronze em Tóquio-2020.

Saltos por equipes - Time da Suécia no pódio de Tóquio-2020
Equipe da Suécia é a atual campeã olímpica (Foto: FEI)

No último Europeu, Irlanda e Áustria se juntaram aos suecos no pódio. Já no Mundial, Países Baixos e Grã-Bretanha ficaram com a prata e o bronze. A anfitriã França ficou em segundo lugar nas últimas duas Copas das Nações. Já no continente americano, Estados Unidos, atual vice-campeão olímpico, e Brasil são os destaques.

Brasil no salto por equipes nos Jogos Olímpicos

Com Rodrigo Pessoa, André Johannpeter, Luiz Felipe Azevedo e Álvaro de Miranda Neto, o Doda, o Brasil conquistou duas medalhas olímpicas na prova por equipes. A primeira delas veio em Atlanta-96, marcando a estreia do Brasil em pódios da modalidade, ficando atrás de Alemanha com o ouro e Estados Unidos com a prata. 

Quatro anos depois, em Sydney-2000, Alemanha e Suíça ficaram com respectivamente ouro e prata. Já o Brasil, teve que fazer uma rodada de desempate com a equipe francesa pelo terceiro lugar. O time brasileiro foi perfeito sem marcar nenhuma penalidade contra quatro do time francês. 

Outros bons resultados são o oitavo lugar da equipe formada por Doda, Carlos Motta Ribas, Rodrigo Pessoa e José Roberto Reynoso com o oitavo lugar em Londres-2012 e o quinto lugar do Rio com Eduardo Menezes, Stephan Barcha, Doda e Pedro Veniss. Já em Tóquio-2020, o time com Rodrigo Pessoa, Marlon Zanoteli, Pedro Veniss e Yuri Mansur terminou na sexta posição.

Histórico

O evento fez sua estreia olímpica em Estocolmo-1912 e já são 25 edições olímpicas presente no programa dos Jogos. A Alemanha é a maior vencedora de todos os tempos com nove títulos olímpicos no saltos por equipes. É importante frisar que as conquistas do país somam as medalhas do Time Unificado da Alemanha, quando em Melbourne/Estocolmo-1956, Roma-1960 e Tóquio-1964 os times da Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental competiram juntos, além dos dois títulos da Alemanha Oriental em Munique-1972 e Seul-1988, desta vez com cada uma das nações competindo de forma separada. 

A união das equipes alemãs de hipismo foi um marco numa época em que a nação era separada pelo Muro de Berlim, sendo o oeste com influência soviética e o leste no lado americano, no auge da Guerra Fria. Neste histórico, Hans Günter Winkler fez parte da equipe conquistando três de suas cinco medalhas de ouro. Ele também levou o ouro individual em Melbourne/Estocolmo-1956 para o time unificado e voltou a vencer com a equipe em Munique-1972, mas desta vez como Alemanha Oriental. 

Estados Unidos vêm logo atrás com três medalhas de ouro, seguido da França com dois. Canadá, Holanda, Suécia, Grã-Bretanha e União Soviética também foram campeões no hipismo saltos por equipes.

Uma curiosidade sobre a prova é que não houve entrega de medalhas para a disputa em Los Angeles-1932. Naquela ocasião, as três nações que participaram da prova, Suécia, México e Estados Unidos, tiveram atletas desclassificados do percurso. Como nenhuma delas conseguiu completar a prova com pelo menos três atletas, todos os times foram penalizados e terminaram sem medalhas.

Medalhistas – hipismo – saltos por equipes- Jogos Olímpicos

AnoOuroPrataBronze
Melbourne-1956Equipe Unificada da AlemanhaItáliaGrã-Bretanha
Roma-1960Equipe Unificada da AlemanhaEstados UnidosItália
Tóquio-1964Equipe Unificada da AlemanhaFrançaItália
Cidade do México-1968CanadáFrançaAlemanha Ocidental
Munique-1972Alemanha OcidentalEstados UnidosItália
Montreal-1976FrançaAlemanha OcidentalBélgica
Moscou-1980União SoviéticaPolôniaMéxico
Los Angeles-1984Estados UnidosGrã-BretanhaAlemanha Ocidental
Seul-1988Alemanha OcidentalEstados UnidosFrança
Barcelona-1992HolandaÁustriaFrança
Atlanta-1996AlemanhaEstados UnidosBrasil
Sydney-2000AlemanhaSuíçaBrasil
Atenas-2004Estados UnidosSuéciaAlemanha
Pequim-2008Estados UnidosCanadáSuíça
Londres-2012Grã-BretanhaHolandaArábia Saudita
Rio-2016FrançaEstados UnidosAlemanha
Tóquio-2020SuéciaEstados UnidosBélgica

Quadro de medalhas – hipismo – saltos por equipes – Jogos Olímpicos

PaísOuroPrataBronzeTotal
Alemanha5027
Estados Unidos3609
França2226
Alemanha Ocidental2125
Grã-Bretanha1113
Canadá1102
Holanda1102
Suécia1102
União Soviética1001
Itália0134
Suíça0112
Áustria0101
Polônia0101
Brasil0022
Bélgica0021
Arábia Saudita0011
México0011