Siga o OTD

Individual masculino

Na imagem, Rayan Dutra Castro durante execução de saltos no trampolim.
Rayan Dutra Castro representará o Brasil nos Jogos de Paris-2024. (Foto: Instagram/ @rayancastro_)

CALENDÁRIO

Chances do Brasil

Rayan Dutra representará o Brasil no individual masculino nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Aos 22 anos e natural de Minas Gerais, fará sua estreia no maior evento esportivo mundial, no qual possui boas chances de chegar à final. Sua classificação para os Jogos foi garantida por meio dos pontos conquistados no ranking olímpico. Além disso, nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, ele foi medalha de prata na prova individual e a de bronze na sincronizada.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Os favoritos

Após a aposentadoria de Dong Dong,um dos maiores nomes do esporte, a prova individual masculina da ginástica de trampolim nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 contará com alguns ginastas candidatos à medalha de ouro. Yan Langyu, da China, atual campeão mundial e campeão mundial de 2021, desponta como um dos favoritas ao ouro.

Por outro lado, o jovem japonês Ryusei Nishioka vem ganhando destaque durante o ciclo, conquistando o vice-campeonato mundial em 2021 e a medalha de bronze no último Campeonato Mundial de 2023, em Birmingham.

Yan Langyu é um dos favoritos ao ouro em Paris-2024 (Foto: XINHUA)

Na disputa por um lugar no pódio está o neozelandês Dylan Schmidt, que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2020 e se tornou o primeiro atleta do país a participar dessa prova. Além disso, ele foi campeão mundial em 2022.

Brasil no individual masculino da ginástica de trampolim

A ginástica de trampolim como prática esportiva chegou ao Brasil em 1975, trazido pelo professor José Martins de Oliveira Filho. Os campeonatos regionais e nacionais logo se popularizaram. Em 1990, na Alemanha, o Brasil participou pela primeira vez de um Campeonato Mundial. Desde então, o país vem, a cada campeonato mundial, aumentando a sua participação e conquistando destacadas posições.

O goiano Rafael Andrade ocupou na Rio-2016 a vaga destinada ao país sede do evento, se tornando o primeiro atleta a disputar os Jogos Olímpicos. Na ocasião o goiano terminou na 15ª colocação durante a fase de classificação, ficando de fora da final.

Rafael Andrade foi o primeiro representante do Brasil na ginástica de trampolim em Jogos Olímpicos (Divulgação/CBG/Ricardo Bufolin)

Com pouca tradição na modalidade, o Brasil só teve um representante na prova de trampolim masculino. Por isso, a conquista da vaga para o ginasta Rayan Dutra nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 é de grande importância.

Histórico do individual masculino da ginástica de trampolim

A ginástica de trampolim estreou nos Jogos Olímpicos em Sydney 2000. Desde então, os atletas da China conquistaram sete das 18 medalhas distribuídas, incluindo duas de ouro. Um dos grandes destaques foi Dong Dong, que ganhou ouro em Londres-2012, prata no Rio-2016 e Tóquio-2020, somando 21 medalhas em Campeonatos Mundiais em diversas categorias como equipes, individual e trampolim sincronizado, das quais 12 são de ouro. Outro nome notável do trampolim masculino chinês é Lu Chunlong, campeão olímpico em Pequim-2008 e medalhista de bronze em Londres-2012.

Dong Dong é um dos maiores nomes da ginástica de trampolim (Foto: Divulgação)

Destaque também para o russo Aleksander Moskalenko, ele foi o primeiro campeão olímpico no trampolim masculino em Sydney-2000 e conquistou a medalha de prata na edição seguinte, em Atenas-2004. Originário de um dos países com grande tradição na ginástica de trampolim, Moskalenko acumulou nove medalhas de ouro e três de prata em mundiais entre 1994 e 2003, em diversas categorias de competição.

Todos os medalhistas

OlimpíadasOuroPrataBronze
Sydney-2000Alexander Moskalenko (RUS)Ji Wallace (AUS)Mathieu Turgeon (CAN)
Atenas-2004Yuri Nikitin (UKR)Alexander Moskalenko (RUS)Henrik Stehlik (GER)
Pequim-2008Lu Chunlong (CHN)Jason Burnett (CAN)Dong Dong (CHN)
Londres-2012Dong Dong (CHN)Dmitry Ushakov (RUS)Lu Chunlong (CHN)
Rio de Janeiro-2016Uladzislau Hancharou (BLR)Dong Dong (CHN)Gao Lei (CHN)
Tóquio-2020Ivan Litvinovich (BLR)Dong Dong (CHN)Dylan Schmidt (NZL)

Quadro de medalhas do individual feminino

PaísOuroPrataBronzeTotal
China2238
Belarus2002
Rússia1203
Ucrânia1001
Canadá0112
Austrália0101
Alemanha0011
Nova Zelândia0011