Siga o OTD

K1 cross masculino

Pepê Gonçalves na etapa da Polônia da Copa do mundo de canoagem slalom na final do caiaque cross
Brasileiro Pepê Gonçalves, atleta do país na disputa do caiaque cross nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 (Foto: Gaspar Nóbrega/COB)

Sobre a prova

A disputa do K1 cross fará sua estreia olímpica nos Jogos de Paris-2024, se juntando aos tradicionais C1 e K1 na canoagem slalom. Na prova, quatro atletas competem entre si simultaneamente, buscando chegar no final percurso no menor tempo possível. Ela difere das disputas já existentes nas Olimpíadas, onde os competidores entram em ação individualmente para fazer a sua tomada de tempo.

Ao todo, o trajeto possui seis portões no sentido da correnteza e outros dois no sentido contrário. Caso o atleta perca um dos portões, ele será desclassificado da disputa. Além disso, em uma parte pré-definida do percurso, os competidores são obrigados a executar o caiaque roll, que significa completar uma rotação de 360 graus com o caiaque, entrando de cabeça na água. Nas corridas, os dois melhores avançam à próxima fase e isso se repete até chegar na grande decisão, onde são distribuídas as medalhas de cada naipe.

Chances do Brasil

Pepê Gonçalves representará o Brasil na estreia da prova do K1 cross nos Jogos Olímpicos de Paris. Diferente da disputa do K1, o canoísta paulista de 31 anos chega como um dos candidatos a medalha, o que seria a primeira da história do país na canoagem slalom. Pepê levou o bronze no Mundial de 2019, finalizando atrás apenas do alemão Stefan Hengst e do russo Nikita Gubenko. Além disso, ele foi campeão na prova no Pan de Lima-2019 e nos Jogos Sul-Americanos de Assunção-2022.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No Mundial do ano passado, Pepê Gonçalves superou a fase inicial, mas acabou eliminado na primeira rodada do mata-mata. Já nas etapas de Copa do Mundo da atual temporada, ele conquistou duas boas quarta colocações, em torneios realizados na Alemanha e na Polônia. Portanto, o brasileiro está entre o grupo de atletas postulantes ao pódio em Paris-2024, principalmente por conta da imprevisibilidade da disputa do K1 cross.

Os favoritos

Joe Clarke, canoísta britânico que é tricampeão mundial no caiaque cross (Divulgação/ICF)

Se no K1 o maior favorito ao ouro é o tcheco Jiří Prskavec, Joe Clarke, da Grã-Bretanha, é o nome mais forte no caiaque cross. Tricampeão mundial da prova, ele chega como principal candidato a ser o primeiro campeão, entre os homens, da nova disputa olímpica da canoagem slalom. Joe também é o atual vencedor do Campeonato Europeu e possui cinco pódios em etapas da Copa do Mundo nos últimos três anos.

Competindo em casa aos 38 anos de idade, o francês Boris Neveu brigará pelo título diante da sua torcida. Ele foi medalhista de prata no Mundial de 2023 e venceu a etapa do seu país da Copa do Mundo, também no ano passado. Por fim, destaque para os canoístas Martin Dougoud (campeão da etapa da Polônia em 2024), da Suíça, e Finn Butcher (segundo no Mundial de 2021), da Nova Zelândia.