8 5
Siga o OTD

Peso galo feminino (54kg)

Tati Chagas no peso galo feminino
Tatiana Chagas é a representante brasileira no peso galo (Foto: Mirian Jaske/COB)

Chances do Brasil

Tatiana Chagas conquistou sua vaga para os Jogos Olímpicos de Paris após uma disputa acirrada nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Mesmo perdendo a final por 4 a 1 para a colombiana Yeni Arias, ela garantiu a medalha de prata e, mais importante, assegurou sua classificação para Paris.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Aos 32 anos, Tatiana Chagas chega a Paris-2024 para sua primeira participação em Jogos Olímpicos. A boxeadora já conquistou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos e é uma competidora que, embora não deva ser vista como favorita direta, possui potencial para correr por fora.

Favoritas

Huang Hsiao-wen de Taipei é medalhista olímpica de Tóquio-2020 (Confederação Asiática de Boxe)

Huang Hsiao-wen de Taipei chega a Paris-2024 como uma das favoritas, sendo a atual campeã mundial da categoria e tendo conquistado a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, na categoria Peso pena. Ela é uma competidora de alto nível e será uma adversária forte na disputa pela medalha olímpica.

Yeni Marcela Arias é outra atleta que deverá disputar por uma medalha nos Jogos Olímpicos. A boxeadora colombiana é vice-campeã mundial e campeã dos Jogos Pan-Americanos em 2023 na categoria peso galo.

Além de Huang Hsiao-wen e Yeni Marcela Arias, a tailandesa Jutamas Jitpong, medalhista de bronze no Mundial de 2023, e Möngöntsetsegiin Enkhjargal, da Mongólia, também bronze no mesmo campeonato, são fortes candidatas à medalha nos Jogos Olímpicos de Paris-2024.

Histórico do peso galo feminino 54kg nos Jogos Olímpicos

Pela primeira vez, a categoria será disputada e integra a política de igualdade de gênero do Comitê Olímpico Internacional. Quando o boxe feminino foi introduzido nos Jogos Olímpicos, inicialmente havia apenas três categorias. Esse número aumentou para cinco em 2016 e chegou a seis em 2020. Por outro lado, o boxe masculino, que já contava com 12 categorias, diminuiu para oito com a inclusão do feminino em 2012, e nos Jogos Olímpicos de Paris haverá sete categorias masculinas.