Siga o OTD

Maratona de Marcha Atlética Revezamento Misto

Viviane Lyra e Caio Bonfim na Maratona de Marcha Atlética Revezamento Misto dos Jogos Olímpicos de Paris-2024
Viviane Lyra e Caio Bonfim (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

Chances do Brasil em Paris-2024 

O Brasil conquistou a vaga para a Maratona de Marcha Atlética Revezamento Misto durante o Campeonato Mundial da modalidade realizado na Turquia, em abril de 2024. Na ocasião, a dupla que terminou em quinto lugar e garantiu a classificação foi Viviana Lyra e Caio Bonfim. Os dois estiveram no pelotão de frente durante toda a prova e fizeram o tempo final de 2h59min55s. Além disso, a dupla também representou o país durante os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Nela, eles conquistaram a medalha de bronze, com a marca de 3h02min14s. 

Érica Sena nos 35km do Mundial de atletismo, com Caio Bonfim
Érica Sena (Foto:Wagner Carmo-CBAt)

Pela parceria durante o ciclo, Viviane e Caio têm alta probabilidade de serem a dupla que vai disputar os Jogos Olímpicos de Paris-2024. Entretanto, o Brasil ainda conta com Érica Sena entre os classificados da marcha atlética. Com três participações em Olimpíadas e medalhas em Campeonato Mundiais, incluindo deste ano, Sena pode fazer dupla com Caio na capital francesa. De qualquer forma, o país disputará medalhas na prova.

Os favoritos em Paris-2024

A Maratona de Marcha Atlética Revezamento Misto é uma das provas estreantes nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Além disso, poucas competições de nível internacional contaram com essa disputa no ciclo. Dessa forma, definir favoritos ao título e ao pódio é bastante complicado. 

Valentina Trapletti e Francesco Fortunato na Maratona de Marcha Atlética Revezamento Misto dos Jogos Olímpicos de Paris-2024
Valentina Trapletti e Francesco Fortunato (Foto: Grana/FIDAL)

Tirando como base o Campeonato Mundial de Marcha Atlética de 2024, podemos apontar a Itália como forte candidata ouro pelo título na Turquia. Tanto Francesco Fortunato e Valentina Trapletti estão classificados para Paris-2024. Além disso, duplas do Japão (prata), Espanha (bronze), México (4º lugar) e Brasil (5º lugar) têm plenas condições de figurar os outros lugares do pódio na capital francesa. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBEXINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Medalhistas da Maratona de Marcha Atlética Revezamento Misto nos Jogos Olímpicos

OlimpíadaOuroPrataBronze
Paris-2024

Quadro de Medalhas

OlimpíadaOuroPrataBronze
Paris-2024

A Maratona de Marcha Atlética Revezamento Misto

A Maratona de Marcha Atlética Revezamento Misto vai estrear nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. A prova envolve duplas de um homem e uma mulher que devem completar a distância da maratona 42,195km em etapas de 12,195km (homem), 10km (mulher), 10km (homem) e 10km (mulher).

A marcha atlética foi uma criação britânica, dos séculos XVIII e XIX, onde os chamados footman cobriam grandes distâncias utilizando esta técnica. Entretanto, o homem que criou a modalidade como é conhecida hoje foi o norte-americano Edward Payson Wetson, que passou a maior parte da sua vida atravessando o continente americano marchando. Na prova, os atletas precisam manter contato permanente com o chão e a perna de apoio deve permanecer reta até que a perna que se levanta e perde contato com o solo para dar o passo, a ultrapasse.