Siga o OTD

Paris 2024

Cerimônia de encerramento das Paralímpiadas celebra a inclusão

Sob chuva, a cerimônia de encerramento do maior evento esportivo do planeta tem brasileiros em destaque e passa o bastão para LA-2028

Cerimônia, encerramento, Jogos paralímpicos, paris-2024, los angeles-2028
Cerimônia de encerramento dos Jogos paralímpicos de 2024 no Stade de France, em Saint-Denis, na França Foto: Alexandre Schneider/CPB

Merci Paris! Os Jogos Paralímpicos de Paris-2024 chegaram ao fim, neste domingo (8). Sob chuva, um lotado Stade de France voltou a receber a cerimônia de encerramento do maior evento esportivo do planeta. Com uma forte celebração à diversidade e inclusão, o evento passou o bastão para Los Angeles-2028.

+Gostou do estilo dos atletas? Clique aqui e compre os uniformes do Brasil de Paris-2024

Abertura

Para dar início ao fim, o ator Jamel Debbouze entra em um estádio vazio com a chama em mãos. Daquele momento até o final da Cerimônia de Encerramento Paralímpico, Paris se iluminou, brilhou, e recebeu de braços abertos os artistas, esportistas e fãs do mundo inteiro. A missão foi cumprida, um século depois de 1924, Paris acolheu pela primeira vez o Jogos Paralímpicos.

Em vídeo, o evento trouxe uma grande retrospectiva dos jogos, mas principalmente sob a ótica dos torcedores que acompanharam o megaevento esportivo. Em seguida, o brasileiro Andrew Parsons, presidente do Comite Paralímpico Internacional e Emmanuel Macron, presidente da França, foram anunciados ao estádio.

Tony Estanguet, presidente do comitê organizador de Paris 2024 e tricampeão olímpico na canoagem foi quem abriu os discursos. Durante a fala, Estanguet relembrou alguns dos grandes momentos dos Jogos e citou o nadador brasileiro Gabriel Araújo, vencedor de três ouros em Paris.

“Quando o brasileiro Gabrielzinho conquistou suas três medalhas, numa atmosfera incrível, ele definitivamente mudou a forma como pensamos sobre diferenças e enviou uma mensagem poderosa para pessoas com deficiencia. O esporte é para você também”, disse o dirigente, que também reforçou a importância da diversidade e inclusão das minorias na sociedade.

Porta-bandeiras

cerimônia de encerramento
Carol Santiago e Fernando Rufino, o porta-bandeiras do Brasil – Foto: Wander Roberto/CPB

Com o início oficial da cerimônia de encerramento, o desfile dos porta-bandeiras e as delegações de todos os países participantes ganhou o palco. Dona de cinco medalhas em Paris-2024, a nadadora Carol Santiago entrou com a bandeira do Brasil. Ao lado dela, o mais novo bicampeão paralímpico da canoagem brasileira, Fernando Rufino.

+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Agora é com você LA-2028!

Cerimônia de encerramento dos Jogos Paralímpicos de 2024 no Stade de France, em Saint-Denis, na França – Foto: Alexandre Schneider/CPB

Com os desfiles a apresentações realizadas, veio o momento do arriamento da bandeira paralímpica. O símbolo dos Jogos foi entregue pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo, a Andrew Parsons. O presidente do CPI, por sua vez, repassou a bandeira à prefeita de Los Angeles, Karen Bass. O ato marcou a transição oficial das sedes Olímpicas e Paralímpicas.

O encerramento foi concluído com a francesa Aurélie Aubert, campeã paralímpica na bocha, soprando e apagando a chama paralímpica em Paris. A chama também se apagou na pira suspensa sobre o Jardim das Tulherias. Assim, chegou ao fim os Jogos Paralímpicos de Paris 2024!

Merci beaucoup, Paris. Now, it’s time to dream with Los Angeles-2028!

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Paulista de 25 anos. Graduando em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Paris 2024